Democratas protocolam pedido formal de impeachment de Donald Trump

O Partido Democrata apresentou na Câmara dos Representantes, nesta segunda-feira (11), um pedido formal de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os democratas acusam o mandatário de incitar uma insurreição, levando à invasão do Capitólio na última quarta-feira (6).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em seu protocolo de impeachment, a oposição de Trump, além de responsabilizá-lo pelas manifestações que deixaram cinco mortos na capital estadunidense, também faz referência às falsas alegações de fraude na vitória de Joe Biden, além de suas pressões contra procuradores do estado da Geórgia para alterar o resultado das eleições presidenciais na região.

A Câmara, antes, tentou aprovar uma resolução que obrigaria o vice-presidente Mike Pence a ativar a 25ª emenda à Constituição. A emenda permite a destituição de um presidente pelo vice-presidente e pelo próprio gabinete se ele for considerado “incapaz de cumprir os poderes e deveres de seu cargo”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na noite do último domingo (10), a líder democrata da Câmara, Nancy Pelosi, havia dito que o partido oposicionista, que possui a maior parte das cadeiras da Casa, prosseguiria com o impeachment de Trump se Pence não respondesse à resolução dentro de 24 horas.

Embora relatos apontem que Pence teria ficado furioso com Trump pelo fato das manifestações não terem sido impedidas pelo mandatário, o vice-presidente não sinalizou que invocaria a 25ª emenda. Não tendo um consenso entre os congressistas democratas e republicanos nesta segunda, o segundo plano dos democratas foi acionado e o processo de impeachment será iniciado dentro de 24 horas no Congresso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Segundo pedido de impeachment de Trump na Câmara

Essa não é a primeira vez que um pedido de impeachment vem à tona contra Trump. No final de 2019, o presidente teve de passar pelo mesmo processo. À época, ele sofria duas acusações: abuso de poder e obstrução do Congresso.

As alegações estavam relacionadas aos esforços do presidente para pressionar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a retomar casos suspeitos do filho de Joe Biden, Hunter Biden, no país. O mandatário, todavia, foi absolvido após um julgamento no Senado.

Por mais que o processo vá passar pela Câmara, que é controlada pelos democratas, terá que ser aceito por dois terços do Senado, para que então Trump seja destituído. Atualmente, os republicanos detêm a maioria no Senado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião