CVM faz acordo com Receita para unificar protocolos de informações

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou, nesta segunda-feira (20) que fez um acordo com a Receita Federal visando unificar os protocolos de troca de informações entre ambos órgãos.

A medida anunciada pela CVM foi tomada para unificar os seguintes procedimentos:

Segundo a CVM, “essa consolidação pode permitir a adoção de um único canal futuramente, que passaria a alimentar os cadastros de ambos os órgãos”. Além disso, a instituição indicou que, ao permitir essa união, será possível uma troca de dados para o aprimoramento de serviços de coleta, tratamento, compartilhamento e armazenamento de dados cadastrais.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

O órgão de fiscalização do mercado de capitais concluiu o comunicado informando que ambas instituições continuarão sendo independentes em suas bases de dados cadastrais, “observando a harmonização e o sincronismo das informações”.

Sobre a CVM

A CVM é a autarquia que fiscaliza, normatiza e disciplina o mercado de valores mobiliários brasileiro. A autarquia é vinculada ao Ministério da Fazenda e, portanto, integra o Sistema Financeiro Nacional (SFN) como órgão fiscalizador e supervisor. A principal função da CVM é garantir o cumprimento de regras na distribuição de produtos de investimento ao público em geral.

Um dos princípios da autarquia é “zelar pelo funcionamento eficiente, pela integridade e pelo desenvolvimento do mercado de capitais, promovendo o equilíbrio entre a iniciativa dos agentes e a efetiva proteção dos investidores.”

Veja também: Exclusivo: CVM investiga Harrison Investimentos por crime contra sistema financeiro

Outra função importante da CVM consiste em proteger os investidores das possíveis fraudes no mercado, como emissões irregulares, e atos ilegais dos administradores das empresas abertas. Ademais, a autarquia também supervisiona possíveis fraudes ligadas a manipulação de preços no mercado de valores mobiliários.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião