Coronavírus: EUA e Canadá fecham fronteira para combater pandemia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou, por meio de sua rede social, nesta quarta-feira (18), que fechará a fronteira com o Canadá para viagens não essenciais por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o mandatário, o comércio entre os países não será afetado.

We will be, by mutual consent, temporarily closing our Northern Border with Canada to non-essential traffic. Trade will not be affected. Details to follow!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 18, 2020

“Por consentimento mútuo, fecharemos temporariamente nossa fronteira com o Canadá para tráfego não essencial. O comércio não será afetado. Mais detalhes a seguir”, escreveu Trump.

Em entrevista à “CNN”, um dos funcionários do governo de Trump disse que o acordo em conjunto significa os esforços dos EUA e do Canadá em conter a disseminação do coronavírus.

O funcionário salientou que as discussões entre os países consistem em analisar quais veículos poderão viajar e com qual finalidade. A restrição da fronteira permitirá uma certa flexibilidade, diferente das restrições de viagem na Europa e na China. “Os canadenses têm sido nossos amigos ao longo desta e de outras crises”.

EUA fecham fronteiras para viajantes vindo da Europa e China

Na última quarta-feira (11), o presidente Trump havia anunciado a suspensão da entrada de todos os viajantes vindos da Europa por um período de 30 dias. A medida entrou em vigor na última sexta-feira (13), a única exceção é o Reino Unido.

Desde o dia 1° de fevereiro estão restritos todos os visitantes estrangeiros que estiveram recentemente na China nos EUA.

Canadá anuncia fechamento de fronteira para conter coronavírus

Na última segunda-feira (16), o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeuau, anunciou que o país vai fechar as fronteiras e somente permitir entrada de residentes permanentes ou cidadãos, como medida para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A medida não vale para tripulantes de aeronaves, diplomatas e familiares imediatos de canadenses.

Argentina, Colômbia e Peru fecham suas fronteiras

Argentina e Peru decidiram fechar suas fronteiras internacionais no último domingo (15), e a Colômbia tomou a decisão na segunda-feira (16), na tentativa de combater o coronavírus.

O governo argentino havia imposto quarentena de 14 dias para quem estivesse entrando no país, vindo de locais considerados de risco. Com a nova medida que valerá por 15 dias, apenas residentes e cidadãos argentinos podem entrar no território.

Saiba mais: Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

No Peru, as fronteiras estão fechadas desde a última terça-feira (17). O governo comunicou que os turistas devem sair do país até o fechamento ou deverão se preparar para ficar 15 dias de quarentena em um hotel.

Já na Colômbia, os cidadãos que estiveram no exterior e pretendem adentrar a fronteira, devem ficar 14 dias isolados. Estrangeiros que não moram no país devem esperar quinze dias para poder ingressar.

União Europeia decide fechar fronteiras por causa do coronavírus

Os países membros da União Europeia (UE) concordaram na terça-feira (17) fechar as fronteiras durante 30 dias como forma de conter a propagação do coronavírus. A medida foi decidida por unanimidade.

A medida, anunciada pela chanceler alemã Angela Merkel, é válida durante 30 dias para cidadãos que não residem na União Europeia. Antes da decisão, alguns países do bloco já haviam optado por fechar as fronteiras como forma de conter o avanço do coronavírus.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião