Rodrigo Sodré

O meio do ano e o recálculo de rotas na economia

Nesta segunda metade de 2022, o mundo deverá ficar de olho na balança entre apertos monetários e crescimento econômico

Inflação recorde, aperto monetário e recessão à vista. Apesar de boas notícias pontuais, o cenário macroeconômico mundial traz diversos desafios aos investidores. Os estímulos que as autoridades monetárias concederam nos últimos anos contribuíram para a alta de preços. Então, o fim dessas medidas com a recuperação após a fase mais grave da pandemia já era esperado, mas ocorre em um momento que coincide com a guerra na Ucrânia – fato que trouxe novas peças ao tabuleiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

No primeiro semestre, as commodities dispararam, tanto que o petróleo foi o ativo que mais valorizou (47,6%), alcançando o patamar mais alto em 14 anos. Outras matérias primas também subiram, o que beneficiou o Brasil e injetou dólares por aqui, beneficiando o nosso mercado de ações, que sofreu menos do que outros países. No entanto, o temor de uma recessão global na metade do ano provocou efeito inverso, com queda de preço desses produtos, apesar da reabertura da economia chinesa e das promessas de estímulos por parte do gigante asiático.

As posturas do Oriente contrastam com o que se vê no outro hemisfério. A cautela dos investidores se justifica, afinal o Federal Reserve (Fed) elevou seus juros de quase 0% para a faixa entre 1,5% e 1,75%, o maior reajuste desde 1994. Medidas semelhantes já vêm sendo tomadas por bancos centrais mundo afora e devem alcançar outras autoridades monetárias de grandes economias, como o Banco Central Europeu. No Velho Continente, aliás, os indícios de recessão são mais evidentes, dado que as economias são mais afetadas pelos cortes do suprimento de gás e petróleo derivados das sanções à Rússia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Com o globo fechando a torneira da liquidez, vai embora o apetite do mercado por ativos de maior risco, como algumas ações e criptomoedas. O bitcoin despencou 59,6% no semestre, enquanto o índice Standard & Poor’s 500 (S&P 500), um dos principais de Wall Street, teve o pior desempenho em mais de 40 anos, com queda de 21% este ano. Ambos os fenômenos estão diretamente relacionados à subida de juros nos Estados Unidos, que gerou uma migração do capital para os títulos do tesouro norte-americano, tidos como mais seguros.

No Brasil, o cenário é ainda mais incerto. Por um lado, as vendas no varejo tiveram quatro altas seguidas e, em abril, aumentaram 0,9% na comparação mensal, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), elaborada pelo IBGE. Outro dado positivo veio da geração de empregos: a Pnad Contínua apontou que a taxa de desocupação alcançou 9,8% no trimestre móvel encerrado em maio, menor percentual desde 2015. Esse cenário relativamente otimista, porém, pode não perdurar.

Em junho, a inflação acelerou. O IPCA registrou alta de 0,67%, acima dos 0,47% observados no mês anterior. No semestre, a inflação acumulada chegou a 5,49%, maior valor desde 2015. A redução do ICMS sobre os combustíveis e a perspectiva de que não haverá novos reajustes desses insumos apontam para um possível freio na alta de preços, mas o incremento à atividade econômica e o aquecimento da demanda gerados pela concessão de diversos benefícios sociais devem afetar esses cálculos. O maior risco fiscal do país pode provocar, ainda, uma alta do dólar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vale lembrar que, segundo o próprio Banco Central, a cada 10% de depreciação do real, há um aumento de 1,1 ponto percentual do IPCA em 12 meses. Desde a aprovação da PEC, há duas semanas, o câmbio já desvalorizou 9,25%. Diante disso, o trabalho da autoridade monetária para guiar o índice à desinflação e, consequentemente, à meta do indicador se torna bem mais difícil, e o mercado já projeta a taxa Selic mantida no patamar de dois dígitos por mais tempo. Isso deve comprometer o crescimento da economia após os efeitos imediatos da injeção de dinheiro por meio dos auxílios.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Nesta segunda metade de 2022, o mundo deverá ficar de olho na balança entre apertos monetários e crescimento econômico. Em um cenário ideal, não haveria choques, mas uma desinflação gradual, permitindo que os bancos centrais fossem mais brandos na elevação dos juros. Uma desaceleração é praticamente inevitável diante do que se vê hoje, mas as esperanças se voltam para um cenário sem recessão. Será fundamental observar como a economia europeia reagirá à falta de insumos energéticos, se a China (o Brasil foi o sétimo país que mais vendeu ao Império do Meio em 2021) conseguirá crescer e movimentar o mundo e se os EUA serão capazes de controlar a inflação recorde e afastar o fantasma da recessão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Rodrigo Sodré
Mais dos Colunistas
Luiz Grubert Inflação, um inimigo sorrateiro

Quando falamos sobre investimentos, um dos primeiros conceitos que todo investidor deveria buscar entender é o conceito de inflação. A inflação nada mais é do que a pe...

Luiz Grubert
Luciano Fantin As potenciais consequências da não conformidade regulatória em fintechs 

Sua fintech deve trabalhar sempre com o intuito da plena conformidade legal e regulatória, e alinhada às melhores práticas de mercado. Não obstante isso, podem haver p...

Luciano Fantin

Compartilhe sua opinião