Patricia Nader

Últimas de Patricia Nader

Cenário positivo: investimentos de impacto podem beneficiar o clima, empreendedores e investidores, especialmente no Brasil

Diante do desafio mundial em conter as mudanças climáticas, atribuir um custo à emissão de gases de efeito estufa (GEE) pode ser uma ferramenta poderosa para incentiva…

Investimento de impacto não é filantropia: é negócio

Nos últimos anos, o investimento de impacto se mostrou como uma alternativa atraente à filantropia tradicional. Embora ambas abordagens visem trazer soluções para caus…

A trajetória do Brasil como um dos países mais renováveis em energia do mundo

Em grande parte dos países, as matrizes energética e elétrica são compostas predominantemente por fontes de energia não renováveis e altamente poluentes. Com efeito, s…

Investimentos em saúde: um balanço de 2022 e as tendências para 2023, no Brasil e no mundo

O ano de 2022 foi sem precedentes para o setor de saúde. As operadoras de planos de saúde, pela primeira vez na história, até setembro, apresentaram prejuízo líquido a…

O papel do setor privado no cumprimento das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris

Após duas semanas de negociações e intensos debates, a COP-27 (Conferência do Clima da ONU) anunciou um acordo em torno da criação de um fundo internacional para repar…

ESG: centro de custo ou alavanca de valor?

Estabelecer diretrizes de ESG é muito mais do que assumir ações para estar bem ou em linha com o movimento do mercado. E é preciso cuidado para não cair no conceito de…

Avaliação de impacto: qual é a melhor metodologia para seu negócio?

Gerenciar é preciso. Seja o retorno financeiro, o monitoramento do andamento de uma iniciativa ou a avaliação de um projeto. Em investimentos, essa premissa é ainda ma…

O que a minha empresa tem a ver com os ODS da ONU?

Pensados sob o viés importante da capacidade de modificar a sociedade, especialmente sob o ponto de vista econômico, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável),…

Diferenças entre investimentos em ESG, filantropia e impacto

A incorporação dos fatores socioambientais na área de investimentos está ampliando consideravelmente as discussões sobre o assunto e a participação no mercado. Porém, …

Como a minha empresa pode se tornar mais ESG friendly?

Sem dúvida os parâmetros que regem o ESG possuem uma importância muito relevante no mercado e prometem ampliar ainda mais espaço no mundo corporativo das gerações futu…

ANTERIOR