Mucio Mattos

Crises geopolíticas globais e o impacto no agronegócio brasileiro

As crises geopolíticas globais têm desempenhado um papel cada vez mais significativo no cenário do agronegócio mundial.

As crises geopolíticas globais têm desempenhado um papel cada vez mais significativo no cenário do agronegócio mundial. Nos últimos anos, eventos como tensões comerciais, conflitos políticos e guerras afetaram diretamente a produção, distribuição e comércio de produtos agrícolas em todo o mundo, como os valores dos fertilizantes e das commodities em geral.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A nada distante invasão da Ucrania pela Rússia, no início de 2022, trouxe uma elevada volatilidade para os mercados em todo o planeta. O setor agrícola, em particular, foi marcado por uma escalada dos custos de produção, em função da relevância da Rússia e países vizinhos no fornecimento de matérias-primas para os fertilizantes, e pelo aumento dos preços das principais commodities, em razão das incertezas relacionadas ao fornecimento de grãos oriundos da região.

Passado mais de um ano e meio do início do conflito, os valores dos fertilizantes retornaram aos patamares anteriores e as commodities agrícolas estão em desaceleração de preço. Parte dessa baixa reflete o desaquecimento da economia mundial e uma maior oferta de produto, inclusive do Brasil, que aumentou em 15% sua produção de grãos no ciclo 2022/23 quando comparado a safra 2021/221.

Mais recentemente, tivemos o início dos conflitos em Israel, embora a guerra entre Israel e o Hamas não tenha um impacto direto no agronegócio do Brasil, é importante notar que ele pode afetar as cotações do petróleo. As flutuações nos preços do petróleo têm influência nos custos de fertilizantes e combustíveis, o que, por sua vez, pode ter consequências nos custos de produção e no transporte para o agronegócio brasileiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Atualmente, Israel é o 6º principal fornecedor de fertilizantes do Brasil, com uma participação de 4% no total importado nos nove primeiros meses do ano, além de estar entre os principais fornecedores de produtos como Super Simples, Super Triplo e KCl para o Brasil. No entanto, a previsão é de que a situação não afete a disponibilidade interna de fertilizantes.

O principal ponto de atenção é o risco de escalada do conflito, envolvendo outros países do Oriente Médio. A região é um importante destino das exportações agrícolas do Brasil, além de sua relevante produção de petróleo.

Caso isso ocorra, observaremos impactos mais significativos sobre os preços globais de energia e no mercado agrícola de forma geral.

Vale reforçar que as crises geopolíticas globais representam uma ameaça para o agronegócio, afetando o comércio, a segurança alimentar e a estabilidade dos mercados. No entanto, também abrem portas para a inovação e a busca de soluções sustentáveis, tais como a realização de proteção de cultivos e nutrição de plantas pela biotecnologia.

O setor agrícola brasileiro precisa continuar se adaptando e se reinventando para enfrentar esses desafios. A cooperação internacional, o investimento em tecnologia e a busca de novos mercados são estratégias vitais para garantir a resiliência e o sucesso contínuo do agronegócio em um mundo em constante transformação geopolítica.

Nota 1: https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2022/12/safra-de-graos-2022-23-tem-producao-estimada-em-312-2-milhoes-de-toneladas

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Mucio Mattos
Mais dos Colunistas
Sandro César de Alarcão Mudança climática: um alerta aos produtores rurais

O Brasil é um país com uma grande diversidade climática, o que é um fator crucial para o desenvolvimento do agronegócio. No entanto, essa diversidade pode trazer desaf...

Sandro César de Alarcão
Gabriel Diniz Junqueira A cigarra, a formiga e uma reflexão para 2023

A fábula da Cigarra e a Formiga pode ser considerada uma das mais famosas e tradicionais histórias infantis. Nela se retrata uma cigarra que passa boa parte do seu tem...

Gabriel Diniz Junqueira

Compartilhe sua opinião