Gabriel Diniz Junqueira

A cigarra, a formiga e uma reflexão para 2023

Muito se pode interpretar sobre o final desta história, mas um ponto para o investidor ficar atento no ano de 2023 é entender como funciona o setor de armazenagem no Brasil e as oportunidades que se pode obter a partir dele

A fábula da Cigarra e a Formiga pode ser considerada uma das mais famosas e tradicionais histórias infantis. Nela se retrata uma cigarra que passa boa parte do seu tempo cantando e pouco se interessando em trabalhar, enquanto a formiga, de maneira muito disciplinada, reúne alimentos e se prepara para enfrentar os dias difíceis do inverno que estava por vir. Quando este finalmente chega, a cigarra vai à casa da formiga pedir que lhe desse o que comer e acaba ficando de “mãos abanando”. Muito se pode interpretar sobre o final desta história, mas um ponto para o investidor ficar atento no ano de 2023 é entender como funciona o setor de armazenagem no Brasil e as oportunidades que se pode obter a partir dele.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A produção agrícola brasileira deverá apresentar volumes recordes na safra que está por vir em 2022/2023. O clima favorável, os últimos dois anos de bonança, estabilização nos custos e o aumento no poder de compra do produtor rural são algumas das razões para se acreditar que o Brasil excederá novamente as expectativas em relação aos produtos agropecuários no ano. No entanto, mesmo com perspectivas positivas, o setor ainda apresenta alguns gargalos importantes que travam seu potencial de crescimento, dentre eles, a armazenagem.

Assim como se pode ver na figura da formiga da fábula, a atividade de armazenagem é muito importante na cadeia agropecuária, seja para agregar maior valor ao produto final ou para aguardar o melhor cenário de comercialização. Porém, quando se analisam os números, o que se encontra é um déficit de armazenagem que tende a se intensificar com a expansão das lavouras.

Segundo os números da Conab, no ano de 2022, o déficit esperado é de 92 milhões de toneladas e, para 2031, o valor calculado seria de 288 milhões, isto é, o mais que o triplo do atual. A capacidade instalada nas fazendas é ainda pior, com o Brasil conseguindo armazenar 14% da produção in loco, o Canadá armazena 85%, os Estados Unidos 65% e até nossos vizinhos argentinos conseguem números na casa dos 40%!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Outro ponto relevante é a origem dos recursos para a construção. O PCA (Programa para Construção e Ampliação de Armazéns) faz parte do Plano Safra, principal programa governamental de apoio à agricultura. Segundo a Kepler Weber (KEPL3), em 2021, 74% do montante financiado pelos clientes teve origem no PCA. Porém, mesmo com bons números, a maior parte da demanda para construção de silos e armazéns permanece reprimida uma vez que a captação privada apresenta condições muito piores que a pública.

Nas previsões do Ministério da Agricultura, as exportações de grãos no Brasil devem expandir em média 3% a.a. até 2031 e isso levará a uma necessidade cada vez maior no melhoramento da infraestrutura e logística local. As oportunidades neste setor são várias e a pergunta que nos resta é: seremos mais parecidos com a formiga ou com a cigarra? Vamos nos preparar para armazenar a produção ou não?

Fonte: Agrishow Digital.

Agro é Top, Agro é Pop, FIAGRO é Agro!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Gabriel Diniz Junqueira
Mais dos Colunistas
Mucio Mattos Crises geopolíticas globais e o impacto no agronegócio brasileiro

As crises geopolíticas globais têm desempenhado um papel cada vez mais significativo no cenário do agronegócio mundial. Nos últimos anos, eventos como tensões comercia...

Mucio Mattos
Sandro César de Alarcão Mudança climática: um alerta aos produtores rurais

O Brasil é um país com uma grande diversidade climática, o que é um fator crucial para o desenvolvimento do agronegócio. No entanto, essa diversidade pode trazer desaf...

Sandro César de Alarcão

Compartilhe sua opinião