Lucas Castellani

Fully Remote Companies – como funciona uma empresa 100% remota

Essa mudança do ambiente de trabalho agradou tanto colaboradores como os empreendedores, mas também trouxe uma série de desafios

Nunca se falou tanto de trabalho em formato home office como no mundo pós-pandemia de 2020. Enquanto muitas empresas foram forçadas a parar suas atividades por certo tempo, outras migraram para um formato totalmente digital.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

As empresas 100% remotas, ou fully remote companies, conseguem ter todas as suas atividades rodando de maneira digital sem comprometer em nada seu funcionamento.

Essa mudança do ambiente de trabalho agradou tanto colaboradores como os empreendedores, mas também trouxe uma série de desafios. Ao longo deste artigo, exploro alguns pontos e respondo a pergunta: como funciona uma empresa 100% remota?

Para começar, acredito que devemos analisar os prós e os contras do trabalho remoto de dois pontos de vista diferentes.

Na visão do trabalhador, a primeira coisa que se pensa é a comodidade de trabalhar da própria casa. Com os fatores de não precisar mais lidar com o estresse do trânsito, transporte público ou nada do tipo. Basta acordar, se preparar e começar a trabalhar.

Porém, o trabalho 100% remoto exige um grande nível de disciplina e autocontrole, pois é muito fácil se distrair com estímulos externos e perder o foco. Esse é o grande desafio que muitos gerentes, chefes e donos de empresas estavam enfrentando no início do formato de trabalho 100% remoto.

Pensando do ponto de vista dos empregadores, pode ser difícil ter um controle próximo de seus colaboradores, mas ao mesmo tempo você deixa de ter grandes gastos com espaço físico e locomoção. Além disso, situações como os atrasos comuns para chegar ao escritório deixam de existir.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Mas aí vem a grande pergunta: como monitorar a produtividade de um colaborador sem estar fisicamente perto dele o tempo todo? Será que essa é a grande falha de uma empresa totalmente remota? Bom, penso que não. Modalidades diferentes de trabalho exigem soluções diferentes.

Existem várias ferramentas que as empresas remotas podem utilizar para organizar o fluxo de trabalho e permitir que as pessoas compartilhem o progresso de suas tarefas.

Por exemplo, é muito comum essas empresas utilizarem ferramentas para a comunicação interna dos times, caso do Slack, que permite a criação de diversos canais diferentes dentro de um único servidor, agindo como setores diferentes dentro de uma única empresa. Ou seja, você pode ter um canal para o setor comercial, outro para marketing, um para o suporte e assim por diante.

Ao assumir um modelo 100% remoto, a sua empresa precisa ter uma comunicação impecável para continuar rodando bem. São as ferramentas que tornam isso possível. Com uma comunicação limpa e rápida, você consegue sempre estar a par de tudo que acontece por dentro da sua operação.

Por outro lado, existem outras ferramentas que servem basicamente como um grande quadro para organizar todas as tarefas da empresa. Uma das mais utilizadas entre as grandes empresas de tecnologia, por exemplo, é o Notion.

É importante ter um ambiente de trabalho virtual totalmente organizado, criando tarefas detalhadas, designando pessoas responsáveis e podendo acompanhar todo o progresso do início ao fim. Isso permite que os gestores estejam sempre cientes do que está acontecendo e do que cada colaborador está fazendo.

Essas são apenas algumas das ferramentas que permitem que empresas que antes existiam apenas no espaço físico agora habitam exclusivamente o espaço digital. É possível uma empresa nascer, se desenvolver e escalar de maneira 100% digital. E acredito que a partir de agora vamos começar a ver mais e mais histórias desse tipo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Lucas Castellani
Mais dos Colunistas
Pedro Signorelli Aumenta a adesão ao movimento quiet quitting

Você sabe o que significa quiet quitting? Traduzindo de forma literal, quer dizer “desistência silenciosa” ou “demissão silenciosa”. Porém, neste momento, quem e...

Pedro Signorelli
Bianca Junqueira Fechamento de mês não precisa ser um stress para os colaboradores do financeiro

Para os colaboradores de muitas empresas, em especial daquelas de grande porte que ainda realizam seus processos financeiros de forma arcaica, cada início do mês marca...

Bianca Junqueira

Compartilhe sua opinião