Gustavo Cruz

Loki, Doutor Estranho e Inflação

Ao contrário da inflação que nos ilude, os juros compostos potencializam nossos ganhos.

No último dia 09 de junho, a série Loki da Disney+ estreou com um imenso sucesso. Segundo a plataforma, 890 mil famílias assistiram ao episódio piloto. O que  representa 17% a mais que o segundo maior sucesso da Marvel na mídia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O personagem, extremamente popular mundialmente, se autodenomina “Deus da Trapaça” e cativa o mundo com suas sacadas inteligentes e por planos que muitas vezes iludem o espectador.

Embora Loki tenha origem mitológica nos países nórdicos, sua origem se encaixaria perfeitamente ao Brasil. Mesmo vivendo décadas com a hiperinflação, o brasileiro ainda aloca boa parte de seu patrimônio em ativos que rendem abaixo do IPCA.

O interesse dos brasileiros por investimentos segue em ascensão. Saímos de 564 mil contas de pessoas físicas na B3, em 2016, para 3 milhões 345 mil, no resultado parcial de 2021. Só para a classe de fundos imobiliários, no mesmo período, o salto foi de 89 mil para 1 milhão 338 mil.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Esse movimento é uma tendência que já foi observada na Europa e Estados Unidos há 30 anos atrás. O ponto de inflexão foi uma mudança de patamar das taxas básicas de juros, pressionando os investidores médios a buscarem alternativas de investimentos. O Brasil aparentemente está passando por esse momento.

Utilizando a ferramenta Google Trends, podemos capturar uma tendência ainda mais pura. O brasileiro está buscando mais informações sobre investimentos, sugerindo um potencial ainda maior do que os dados da B3 sugerem.

inflação

Fonte: Google Trends

Os dados da B3 e do Google animam, mas é a Anbima que nos volta à Loki. Segundo o IBGE, a inflação do consumidor brasileiro, representado no IPCA, está rodando em 8,06% nos últimos 12 meses. Esse patamar supera, com folga, investimentos de perfil conservador.

Quando comparamos com alguns dos ativos mais populares, a Anbima nos traz uma rentabilidade fantasiosa: fundo simples (+1,41%), poupança (+1,57%) e CDB DI (+2,16%).

A inflação, assim como Loki, trabalha o aspecto da ilusão. O brasileiro que não busca informações de investimentos enxerga as rentabilidades positivas, mas não considera que em termos reais (quando descontamos a inflação), o resultado é bem negativo. Os valores investidos não preservam o poder de compra.

Não estamos falando de pouca coisa, dado que essas aplicações somam mais de R$ 2,4 trilhões em patrimônio. O histórico de Selic, rondando os dois dígitos, ajuda a explicar a alocação. Brasileiro se acostumou a retornos maiores na renda fixa. A nova realidade é benéfica para o país, mas envolve essa adaptação no mundo dos investimentos.

Vale um parêntese no grande tema do artigo. O ponto não é condenar na totalidade a existência dos produtos. Cada investidor tem um perfil, objetivos e aversão a risco. Alguns desses ativos podem funcionar para um momento de um investidor, para ser uma finalidade específica.

inflação

Fonte: Bacen, IBGE, Elaboração RB Investimentos

A inflação de 2021 deve, pelo menos, rondar o teto da meta de 5,25% a.a., o que levará a Selic para um patamar em torno de 6,5% em breve. No entanto, em 2022 devemos ter uma inflação mais próxima do centro da meta, que no período será de 3,5%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Um futuro de inflação controlada, permite uma Selic menor, reforçando a importância de prestar atenção no rendimento real das aplicações.

Nos despedindo de Loki, segue um exemplo da equipe Mais Retorno, que ainda acho extremamente atual.

Se você ganhasse uma promoção e eu te oferecesse duas opções de prêmios, qual você escolheria?

  • Opção 1: Um milhão de reais agora, nesse exato momento, na sua conta bancária;
  • Opção 2: Um centavo, com correção de juros de 100% ao dia, daqui a 1 mês;

Caso tenha escolhido a primeira alternativa, lamento. Você deixou de ganhar, no segundo caso, exatos R$ 10.737.418,24 em apenas 30 dias!

Neste exemplo, estaríamos falando de um Loki do bem, os juros compostos, ou nosso Doutor Estranho. Ao contrário da inflação que nos ilude e provoca uma falsa sensação de ganho, os juros compostos potencializam nossos ganhos.

De qualquer maneira, somos apenas 42% de brasileiros que investem em algum produto financeiro, segundo a Anbima. Buscar informações e análises de especialistas pode parecer pouco, mas já é um passo importante para se distanciar da manada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Gustavo Cruz
Mais dos Colunistas
Luiz Grubert Inflação, um inimigo sorrateiro

Quando falamos sobre investimentos, um dos primeiros conceitos que todo investidor deveria buscar entender é o conceito de inflação. A inflação nada mais é do que a pe...

Luiz Grubert
Piter Carvalho Começou o rali de fim de ano da Bolsa?

Será que já começou o rali de final de ano na Bolsa de Valores? Sim, e não precisou esperar dia 25 de dezembro para ele começar. Ano passado, por exemplo, ele começou ...

Piter Carvalho

Compartilhe sua opinião