Gustavo Asdourian

Retrospectiva do mercado financeiro em 2022 e perspectivas para 2023

Acontecimentos como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, inflação persistente e aperto monetário global marcaram o período, que refletiram o comportamento do mercado financeiro ao longo dos últimos 12 meses

O ano de 2022 foi desafiador para os mercados de renda variável, tanto no Brasil como no exterior. Acontecimentos como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, inflação persistente e aperto monetário global marcaram o período, que refletiram o comportamento do mercado financeiro ao longo dos últimos 12 meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Como foi o ano no mercado financeiro brasileiro

Na terra verde-amarela, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, terminou 2022 com uma leve alta de 4,69%; o IFIX, o índice de fundos imobiliários, após 2 anos de queda, encerrou com alta de 2,22%. O ano também foi marcado pela continuação do aumento de juros pelo Banco Central, que começou em março de 2021, quando a SELIC estava em 2% ao ano, e terminou em agosto de 2022, em 13,75% ao ano. Desde então, o Banco Central vem sinalizando que vai manter a taxa nesse patamar.

E na terra do Tio Sam ?

Nos EUA, por exemplo, vimos as maiores quedas nos mercados acionários desde 2008. Dentre os principais índices americanos, o S&P 500 caiu 19,4%, Nasdaq 32,4% e o Dow Jones 9,40%. Na mesma direção de retração, o PIB norte-americano do segundo trimestre também apresentou resultados negativos. Além disso, a inflação, medida pelo CPI, atingiu máximas de 40 anos, no valor de 9,1% no acumulado dos últimos 12 meses em julho.

Como medidas de contenção das altas inflacionárias o Fed (entidade norte-americana similar ao Banco Central do Brasil), iniciou o ciclo de alta de juros no país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Inflação e aumento de juros

No Brasil, a variação de preços, que é medida pelo IPCA, passou por um momento de alta relevante no início do ano. Em detrimento da Guerra entre Rússia e Ucrânia em fevereiro de 2022, o mundo de maneira geral presenciou uma subida nos preços das commodities. O efeito mais direto na economia brasileira se deu no preço dos combustíveis, resultando em altas na gasolina e no diesel, principalmente nos meses posteriores ao início do conflito. Como consequência, foi observado um acumulado de 12,13% do IPCA no mês de abril, maior valor para a série do índice desde 2003.

Para conter esse avanço, o governo federal, na época, sancionou uma lei com o objetivo de isentar e limitar alguns impostos que são cobrados sobre os combustíveis. Tendo em vista que a gasolina, energia e gás representam quase 1/3 do IPCA, uma diminuição no valor desses itens causaria uma diminuição no nível dos preços. Por conta disso, nos meses subsequentes, os índices apresentaram valores negativos por 3 vezes seguidas, algo nunca visto até então.

Entretanto, a inflação não afetou apenas o Brasil e outros países também tiveram que aumentar suas taxas de juros para conter o aumento de preços. Além dos EUA, como já mencionado acima, diversos países da região europeia elevaram a taxa de juros. Como consequências de restrições energéticas impostas pela Rússia, países da zona do euro registraram recordes de inflação, ultrapassando dois dígitos.

O índice de preços da Zona do Euro, por exemplo, atingiu o valor de 10,7% em outubro, maior valor da séria histórica. Para conter essa alta de preços, o Banco Central Europeu rompeu com mais de uma década de juros negativos, em uma tentativa de frear o aumento desenfreado dos preços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Perspectivas para 2023

A economia não é uma ciência exata, e é muito difícil prever com exatidão o que vai acontecer em 2023. Entretanto, no cenário internacional as expectativas não são das melhores.

A grande maioria das economias durante o ano de 2022 passou por um aumento de juros pelos seus respectivos Bancos Centrais. Estes utilizam dessa ação como um mecanismo para “esfriar” a economia, pois tornam os financiamentos mais caros para empresas, governo e população, desestimulando o consumo e os investimentos.

Assim, é esperado que o nível de preços das economias que adotaram essa política monetária sofra um decréscimo ao longo de 2023, por conta da diminuição no nível de atividade econômica.

No Brasil, temos a perspectiva da manutenção da taxa de juros no patamar de dois dígitos até o fim do ano. Logo, o investimento em renda fixa continua com uma boa remuneração, mas abrem espaço para boas oportunidades em renda variável. Por isso, é importante a diversificação na carteira de investimento, para conseguir aproveitar as oportunidades durante os diversos momentos da economia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Gustavo Asdourian
Mais dos Colunistas
Luiz Grubert Inflação, um inimigo sorrateiro

Quando falamos sobre investimentos, um dos primeiros conceitos que todo investidor deveria buscar entender é o conceito de inflação. A inflação nada mais é do que a pe...

Luiz Grubert
Luciano Fantin As potenciais consequências da não conformidade regulatória em fintechs 

Sua fintech deve trabalhar sempre com o intuito da plena conformidade legal e regulatória, e alinhada às melhores práticas de mercado. Não obstante isso, podem haver p...

Luciano Fantin

Compartilhe sua opinião