Gabriel Diniz Junqueira

O Ciclo Agrícola e o Ponto de Inflexão

Os últimos 2 anos foram, sem dúvida alguma, estelares para o setor do agronegócio. No entanto, as projeções para frente não serão somente flores, que vão exigir cautela do investidor

Os últimos 2 anos foram, sem dúvida alguma, estelares para o setor do agronegócio. As empresas demonstraram extrema resiliência durante a pandemia.  Enquanto todos diminuíam o ritmo, o agro não só continuou a produzir como expandiu margens e apresentou os melhores resultados até então.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Analisando o fenômeno que se passou com mais calma é possível descrevê-lo como a junção de um cenário macro extremamente favorável (alta significativa nas principais commodities produzidas) com um bom micro (aumento de produtividade e clima estável em quase todas as regiões produtoras). Outro fator que se deve considerar é que o custo de produção não teve os mesmos fôlego e ímpeto de aumento dos preços das commodities, assim possibilitando uma forte geração de caixa no setor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No entanto, as projeções para frente não serão somente flores. O custo, em especial dos fertilizantes, aumentou significativamente para a safra 22/23 e os fatores que contribuíram para o rally dos grãos já não estão com a mesma força de outrora. Isso fica mais evidente quando se analisa a curva dos preços futuros da soja; seu comportamento apresenta-se invertido, isto é, os preços futuros em patamares menores que os atuais.

Outro ponto a ser analisado é a expectativa de geração de caixa do produtor rural, uma vez que quando ele se encontra capitalizado aumenta os investimentos e o setor se aquece naturalmente. Para isso, a análise da margem EBITDA esperada é muito importante. No gráfico abaixo, nota-se uma clara compressão da margem e uma tendência de retorno aos resultados de antes da pandemia. Isso se explica pelo aperto dos custos e estabilização dos preços das commodities.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Fonte: COGO Inteligência em Agronegócio

Após essa análise, resta responder à pergunta: como o investidor pode se comportar em um cenário desses? A resposta que vem é: cautela. O agronegócio é a principal componente do PIB Brasileiro e um setor extremamente pujante.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

No entanto o brilhantismo dos últimos anos deve ser visto com ressalvas, uma vez que historicamente apresenta riscos específicos, volatilidade em seus resultados e ciclicidade nos preços. Existem anos bons e anos ruins e isso faz parte do negócio. Dessa forma, vale a máxima: “Performance passada não é garantia de resultado futuro”.

Agro é Top, Agro é Pop, FIAGRO é Agro!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Gabriel Diniz Junqueira
Mais dos Colunistas
Mucio Mattos Crises geopolíticas globais e o impacto no agronegócio brasileiro

As crises geopolíticas globais têm desempenhado um papel cada vez mais significativo no cenário do agronegócio mundial. Nos últimos anos, eventos como tensões comercia...

Mucio Mattos
Sandro César de Alarcão Mudança climática: um alerta aos produtores rurais

O Brasil é um país com uma grande diversidade climática, o que é um fator crucial para o desenvolvimento do agronegócio. No entanto, essa diversidade pode trazer desaf...

Sandro César de Alarcão

Compartilhe sua opinião