Cristiane Quartaroli

Selic: para o alto e avante

Por mais que o livro texto nos diga que o efeito do aumento de juros comece a aparecer na inflação em aproximadamente 9 meses após início do ciclo, nem sempre é assim

O Copom (Comitê de Política Monetária) irá se reunir na próxima quarta-feira (2) e deve elevar a Selic para 10,75% a.a.. Será o oitavo aumento desde que o Banco Central iniciou o ciclo de aperto monetário – em março de 2021 – para tentar conter o avanço da inflação. Contudo, desde então, os números de inflação não param de surpreender negativamente. Todo mês é a mesma história e a cada resultado novo do IPCA vemos o mercado ajustando as projeções de inflação. Adivinhem? Para cima!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Mas, se o Banco Central aumenta os juros para evitar que tanto a inflação corrente aumente ainda mais, quanto as projeções futuras parem de subir, por que diabos, mesmo depois de todo o ajuste já feito em nossa taxa básica de juros, a inflação continua subindo?

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Porque economia não é uma ciência estritamente exata e, na maioria das vezes, a conta não fecha com apenas duas variáveis. Então, por mais que o livro texto nos diga que o efeito do aumento de juros comece a aparecer na inflação em aproximadamente 9 meses após início do ciclo, nem sempre é assim. E talvez seja isso que estamos vivendo atualmente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Embora a expectativa seja de que a Selic encerre o ano acima dos 11%, as projeções de inflação não param de subir. Hoje, o mercado projeta que o IPCA chegará ao final de 2022 em 5,38%. Sinceramente, acho que será até mais alto, forçando o Banco Central a prolongar o ciclo de ajuste na taxa de juros ou até mesmo intensificar o ritmo de aumento. Vamos ter uma ideia de qual será sua intenção na próxima quarta-feira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Enquanto isso, seguimos na expectativa de que a teoria esteja certa e que após o nono ajuste do Banco Central, a inflação comece a arrefecer. Será que a teoria vai prevalecer à prática dessa vez? Acho que não!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Cristiane Quartaroli
Mais dos Colunistas
Luciano Fantin As potenciais consequências da não conformidade regulatória em fintechs 

Sua fintech deve trabalhar sempre com o intuito da plena conformidade legal e regulatória, e alinhada às melhores práticas de mercado. Não obstante isso, podem haver p...

Luciano Fantin
Bruno Loiola Conciliar o Open Finance regulado e não-regulado é melhor estratégia para impulsionar a inovação no mercado financeiro

O mercado global de Open Banking atingirá a marca de US$ 124 bilhões até 2031, crescendo a uma taxa anual de 22%, segundo dados da Allied Market Research. No Brasil, o...

Bruno Loiola

Compartilhe sua opinião