Lucro da Hering (HGTX3) encolhe 94,4%, para R$ 7,074 milhões no 2T21

O lucro da Hering caiu de R$ 126,85 milhões para R$ 7,074 milhões em um ano. Porém, a receita de vendas subiu 97,2% em um ano.

A Cia Hering (HGTX3) teve queda de 94,4% no lucro líquido do segundo trimestre de 2021. De R$ 126,850 milhões de lucro entre abril e junho de 2020 para R$ 7,074 milhões no mesmo período deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

De acordo com balanço financeiro divulgado nesta quinta-feira (05), a queda se relaciona aos créditos de PIS e Cofins reconhecidos no balanço de um ano atrás, que puxou os números daquele trimestre para cima.

A receita líquida de vendas da Hering, entretanto, aumentou 197,2% em um ano, para R$ 353,199 milhões entre abril, maio e junho.

As vendas nas mesmas lojas (SSS) reverteram o desempenho negativo do segundo trimestre de 2020, causado pelas medidas de isolamento social que fecharam as unidades. Neste ano, as vendas registraram alta de 58,1% de abril a junho, ante queda de 3,6% um ano antes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) foi de R$ 21,832 milhões, ante R$ 73,362 milhões no segundo trimestre de 2020. Esse valor equivale a uma queda de 70,2%.

Novamente, a Hering atribui a queda do indicador ao “impacto do beneficiamento do crédito judicial de PIS e COFINS no 2T20 e o aumento nas despesas operacionais“.

Desempenho da Hering no 2T21 melhora com a reabertura do comércio

De acordo com balanço, o tráfego na plataforma da Hering aumentou 28% de abril a junho, com 49% de novos clientes no site e 46,3% novos usuários no aplicativo. O crescimento do e-commerce ficou em 40,8%, representando 14,2% das vendas no mercado interno.

No varejo físico, a empresa informou que 22 lojas ficaram fechadas por 22 dias em abril. Com isso, R$ 53,2
milhões de pedidos em sell-in (franquias e multimarcas) não foram atendidos naquele mês. Mesmo assim, as duas operações registraram ganhos.

No 2T21, a venda para a rede de franquias totalizou R$ 118,7 milhões, aumento de 559,6% em relação ao 2T20. Já as vendas para o canal multimarcas da Hering somaram R$ 147,1 milhões no trimestre, 112,9% acima do 2T20.

As vendas das lojas físicas operadas pela Hering atingiram R$ 68,2 milhões, 486,9% superior ao 2T20. O desempenho foi impulsionado pela reabertura do comércio e redução das restrições de circulação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A varejista de roupas encerrou o 2T21 com um caixa total de R$ 201,8 milhões e caixa líquido de R$ 106 milhões. De acordo com relatório, esse resultado veio com a liquidação da dívida captada em 2020, pelo programa de recompra de ações e pelo maior investimento em capital de giro na operação.

A Hering encerrou o trimestre com 756 lojas, das quais 736 no Brasil e 20 no mercado internacional. Entre abril, maio e junho, foram abertas 5 novas unidades e 24 foram encerradas. A empresa também informou que 38 novas unidades estão em processo de abertura, com aceleração do projeto de Mega Loja.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião