JBS (JBSS3) entra na carteira de dividendos do BTG; Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) são mantidas

O BTG Pactual divulgou sua carteira recomendada de ações focada na geração de renda com dividendos para o mês de agosto, conforme a opinião dos analistas da casa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Essa carteira recomendada pretende apontar as melhores ações de empresas para quem busca principalmente a distribuição de proventos.

“Realizamos uma análise focada em ativos de alta qualidade, com resiliência de entrega de resultados e geração de caixa. A seleção dos ativos é feita de forma complementar entre a equipe de análise de empresas e estratégia do BTG Pactual, com uma revisão mensal da carteira”, diz o relatório.

A carteira recomendada do BTG tem como benchmark o IDIV, índice de dividendos da bolsa de valores brasileira (B3). Para se aproximar desse benchmark, o portfólio de ações de dividendos da casa conta com 11 empresas.

Para o mês de agosto, a carteira recomendada incluiu as ações de JBS (JBSS3) e Cemig (CMIG4), mas tirou a Vibra (VBBR3) e a Minerva (BEEF3).

Com exceção de Auren Energia (AURE3) e Petrobras (PETR4), que tem uma participação de 5% na carteira, os demais ativos têm uma participação de 10%. Veja a lista a seguir:

AçõesSetor
Itaú Unibanco (ITUB4)Bancos
Porto Seguro (PSSA3)Financeiro ex-Bancos
Engie Brasil (EGIE3)Serviços Básicos
Vale (VALE3)Mineração & Siderurgia
Alupar (ALUP11)Serviços Básicos
Auren Energia (AURE3)Serviços Básicos
Gerdau (GGBR4)Mineração & Siderurgia
Petrobras (PETR4)Petróleo & Gás
CPFL (CPFE3)Serviços Básicos
JBS (JBSS3)Alimentos & Bebidas
Cemig (CMIG4)Serviços Básicos

No mês de julho, a carteira recomendada de dividendos do BTG registrou um desempenho de 1,1%, enquanto a performance do índice IDIV foi de 2,8%. Nesse período, o Ibovespa teve uma valorização de 3,3%.

Apesar de em julho a performance da carteira ter sido inferior à dos índices, desde novembro de 2019 a carteira recomendada de dividendos apresentou uma rentabilidade acumulada de 36,6%, enquanto do IDIV é de 31,4% e do Ibovespa é de 13,3%.

Por que JBS e Cemig foram incluídas na carteira de dividendos?

Quanto às ações que entraram na carteira de agosto, o BTG Pactual diz que a JBS conta com um sólido histórico de resultados.

Desde o ano de 2020, a empresa distribuiu um total de R$ 27 bilhões em dividendos e recompra de ações. Esse montante corresponde a 60% do valor de mercado da companhia.

“Acreditamos que os múltiplos pressionados da companhia já precificam esse cenário – e um mercado normalizado deve tornar a ação muito barata para ser ignorada. Em paralelo, a JBS divulgou em julho detalhes sobre o processo pelo qual pretende listar suas ações nos Estados Unidos”, explicam os analistas.

Em relação à inclusão da Cemig na carteira de dividendos, o BTG destaca que apesar do seu controle estatal, as operações da empresa são “bastante eficientes”, assim como uma das únicas distribuidoras que conseguem manter suas operações com perda total de energia inferior às exigências regulatórias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/12/Ebook-Acoes-Desktop.webp

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião