Carrefour (CRFB3): crescimento das vendas do varejo impulsiona 3T22, diz XP
Na noite de terça-feira (25), o Carrefour (CRFB3) divulgou a prévia operacional do 3T22 e destacou as vendas consolidadas de R$ 29,4 bilhões, uma alta de 41,4% na comparação com o terceiro trimestre de 2021.
Na visão dos analistas do Itaú BBA, o resultado prévio do Carrefour foi sólido e em linha com suas expectativas.
O principal destaque, segundo o Itaú BBA, foi a divisão de varejo, que apresentou apresentou forte crescimento de vendas nas mesmas lojas (SSS) de 15%, 3,5 pontos percentuais acima da sua estimativas.
Além disso, os analistas viram recuperação expressiva tanto no segmento de alimentos quanto nas categorias não alimentares.
O Itaú BBA destacou que o braço Cash & Carry também apresentou números consistentes, apesar do cenário macro de deflação, que tem afetado negativamente os volumes de vendas B2B (Business to Business).
O resultado das vendas do Carrefour no 3T22 foi impactado de forma positiva pelo crescimento orgânico do Cash & Carry, de 5,3%, assim como pela adição do Grupo BIG, que corresponde a 26,9% do avanço total nas vendas.
“A integração BIG está no caminho certo, com a abertura das primeiras 7 conversões no 3T22”, completaram os analistas.
O Carrefour anunciou que 4 lojas do BIG foram vendidas por R$ 443 milhões, ainda dependendo da aprovação do Cade (Conselho Administrativos de Empresas). O Itaú BBA viu o movimento como positivo.
Além disso, outro destaque foi o melhor desempenho do Sam’s Club e da divisão de supermercados no 3T22, com crescimento de vendas nas mesmas lojas, atingindo 4,2% e 11,9%, respectivamente.
“Os números de integração do 3T22 são um bom presságio para notícias positivas à frente”, concluiu o Itaú BBA, mantendo a recomendação para as ações do Carrefour como “compra”, com o preço-justo de R$ 27.
A XP Investimentos reiterou recomendação “neutra” para a ação do Carrefour e preço-alvo de R$ 19.
Os analistas da XP avaliam que ,embora o resultado tenha vindo em linha com as suas estimativas, com o varejo sendo uma surpresa positiva, o Atacadão apresentou números abaixo do esperado.
O faturamento do Atacadão foi 6,6% abaixo das expectativas da XP. Segundo os especialistas, preços baixos e novas iniciativas (pagamento parcelado) como alavancas para promover o NPS (Net Promoter Store) e o crescimento de vendas, podem pressionar a rentabilidade e trazer uma deterioração na dinâmica de capital de giro.
Abaixo, confira o resultado do 3T22 do Carrefour versus as estimativas da XP:
Resultado do 3T22 do Carrefour
Conforme destacado em fato relevante, o crescimento nas vendas do Carrefour foi impulsionado pela alta de vendas mesmas lojas. No Atacadão, esse crescimento foi de 10,5%, enquanto no Carrefour Varejo foi de 15,0%.
Enquanto isso, as vendas brutas do Atacadão registraram R$ 17,8 bilhões no terceiro trimestre de 2022, representando uma alta de 15,1% na comparação com o 3T21, com avanço de 10,5% LfL e de 5,3% na expansão orgânica.
As vendas brutas do Atacadão também tiveram uma participação de +0,3% das conversões do Maxxi ao Atacadão realizadas no mês de setembro.
Já o volume bruto transacionado (GMV) no 3T22 foi de R$ 1,4 bilhão, o que representa um crescimento de 95,4% frente ao terceiro trimestre do ano passado, em meio ao crescimento do setor alimentício em 2,3 vezes.
O Carrefour destaca que o segmento não alimentar cresceu tanto no estoque próprio quanto no marketplace. Nesse caso, o volume bruto transacionado foi de R$ 707 milhões entre os meses de julho e setembro, representando uma alta anual de 68,6%, após implementar diversas iniciativas novas.
Cotação
As ações do Carrefour caíam 1,53% às 18h10 desta quarta-feira (26), cotadas a R$ 18,06.