Venda bilionária da Unidas (LCAM3) é aprovada pela superintendência do Cade

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição de ativos que pertencem às controladas da Unidas (LCAM3) pela Cedar – que, por sua vez, é acionista da Ouro Verde Locação e Serviço, controlada pelo Grupo Brookfield.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O despacho com a decisão do Cade sobre a Unidas está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 29.

Segundo parecer disponível no site do Cade, a operação abrange ‘ativos desinvestidos’, em cumprimento aos remédios estruturais contidos no Acordo em Controle de Concentração (ACC) celebrado em dezembro de 2021 no âmbito da aprovação da combinação de negócios entre Localiza (RENT3) e Unidas.

Os ativos que são objeto da operação, portanto, incluem frotas de veículos e rede de agências nos negócios de locação de veículos (RAC), lojas de venda de veículos seminovos, além das marcas e nomes de domínio ‘Unidas’, sistemas de tecnologia, bases e bancos de dados, pessoal-chave e contratos necessários ao funcionamento adequado dessas agências e lojas.

De acordo com as empresas, o valor da operação é de R$ 3,570 bilhões.

“Como justificativa para a realização da operação, as requerentes explicam que, para a compradora e seu grupo econômico (Grupo Brookfield), a operação é uma oportunidade de expandir as atividades da Ouro Verde (e respectivas controladas/investidas) para o mercado relevante de RAC, no qual ainda não possui qualquer atuação” diz o Cade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Portanto, trata-se da possibilidade de atuar de maneira mais completa, abrangente e competitiva no setor de locação de veículos, ampliando a competição no mercado. Para as vendedoras, a operação atende ao remédio estrutural negociado com o Cade no contexto do Ato de Concentração Localiza/Unidas”, segue o conselho, sobre a operação.

Entenda a venda da Unidas

A venda à Brookfield, aliás, está inclusa no contrato que versa sobre a fusão entre Localiza e Unidas, firmado em atendimento ao ACC do Cade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Isso se dá como uma forma de controle de concentração firmado pelo órgão.

A cifra ainda pode sofrer alguns ajustes até o final da operação, conforme é esperado em transações dessa natureza.

Além disso, o fechamento da Operação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições suspensivas além do Cade, como:

  • A consumação da Combinação de Negócios
  • A realização de uma reorganização societária de controladas da Unidas, além de outras condições suspensivas usuais em operações dessa natureza

Segundo o comunicado arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os bancos Scotiabank, BTG e Citi atuaram como assessores financeiros e financiadores da Brookfield ora na transação e o Bank of America atuou como assessor financeiro de ambas as companhias.

Atuaram como assessores legais da operação da Unidas, Pinheiro Neto Advogados, pelas Companhias, e Cescon Barrieu, pela Brookfield e
como assessores legais de antitruste, Machado Meyer, LCA e VMCA.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião