Cade aprova compra da Unidas (LCAM3) pela Localiza (RENT3) com votação acirrada

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (15) a união entre a Localiza (RENT3) e a Unidas (LCAM3), e incluiu na decisão “remédios” para diminuir a fatia do mercado da nova empresa para menos de 50%. A votação foi apertada: 3 a 2. A Unidas foi comprada pela Localiza e a aprovação saiu com restrições.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A junção das duas maiores empresas do setor de aluguel de veículos e gestão de frotas do país foi aprovada com ressalvas. É necessário o cumprimento de cláusulas de restrições que incluem venda “significativa” de ativos na área de locação, de acordo com a relatora, Lenise Prado. Conforme a conselheira, o acordo firmado é sigiloso e os termos não foram divulgados durante a leitura de seu voto.

A Superintendência-Geral recomendou, em setembro deste ano, a aprovação incorporação da Unidas pela Localiza mediante “remédios”. A autarquia avalia ainda a combinação de negócios entre as duas companhias.

A proposta de fusão foi anunciada em 22 de setembro de 2020 e dependia da decisão final do Cade. “Após estudos e consultas ao mercado, a Superintendência verificou que, entre os segmentos afetados pelo ato de concentração, os relacionados à venda de veículos usados e à Gestão e Terceirização de Frotas (GTF) não apresentam maiores preocupações do ponto de vista concorrencial”, diz o Cade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“O primeiro é um setor pulverizado, razão pela qual Localiza e Unidas não teriam capacidade de exercer poder de mercado após a conclusão do negócio. Com relação ao segundo ponto, ficou demonstrado que existem outros concorrentes no setor capazes de competir de forma efetiva com as empresas no cenário pós-operação”, acrescenta nota da autarquia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Mas o Cade faz ponderações, dizendo que “o ato de concentração gera riscos relevantes para o ambiente competitivo no mercado de locação de veículos (RAC). Isso porque a Localiza, que é líder desse segmento no Brasil, está adquirindo a Unidas, a sua maior concorrente.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Localiza e Unidas negociam desinvestimentos exigidos pelo Cade

A Localiza e a Unidas divulgaram fato relevante conjunto, informando sobre a aprovação pelo Cade com “restrições estruturais e comportamentais, nos termos do Acordo em Controle de Concentração – ‘ACC’”. De acordo com as notas, o fechamento do negócio está ainda sujeito a outras condições, como a aprovação pela autarquia do comprador do pacote de ativos a serem desinvestidos nos termos do ACC.

Por fim, as empresas afirmam que estão em processo de negociação com potenciais interessados. Desta forma, ambas continuam operando com autonomia e independência até que a operação seja finalizada.

Última cotação da Localiza e da Unidas

Às 14h11, a cotação da Localiza no Ibovespa subia 3,50%, com as ações valendo R$ 59,50. Já a cotação da Unidas subia 4,32%, para R$ 26,59.

No acumulado do ano, as duas empresas tiveram queda das suas ações. A Unidas recuou 7,80% e a Localiza, 11,74%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião