Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) vendem R$ 3,57 bilhões em ‘carros alugados’ à Brookfield

A Localiza (RENT3) e a Unidas (LCAM3) venderão ativos de locação de veículos e seminovos que contemplam cerca de 49 mil carros à gestora canadense Brookfield Asset Management, que controla a também locadora Ouro Verde, por cerca de R$ 3,570 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Os ativos atualmente são de controladas da Unidas, que está concluindo fusão após ser comprada pela Localiza. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (13).

A venda à Brookfield, aliás, está inclusa no contrato que versa sobre a fusão entre Localiza e Unidas, firmado em atendimento ao Acordo em Controle de Concentração (ACC) com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Isso se dá como uma forma de controle de concentração firmado pelo órgão.

A cifra ainda pode sofrer alguns ajustes até o final da operação, conforme é esperado em transações dessa natureza.

Além disso, o fechamento da Operação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições suspensivas, com:

  • A aprovação da Compradora pelo Tribunal do CADE
  • A aprovação da Operação pelo CADE
  • A consumação da Combinação de Negócios
  • A realização de uma reorganização societária de controladas da Unidas, além de outras condições suspensivas usuais em operações dessa natureza

Segundo o comunicado arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os bancos Scotiabank, BTG e Citi atuaram como assessores financeiros e financiadores da Brookfield ora na transação e o Bank of America atuou como assessor financeiro de ambas as companhias.

Atuaram como assessores legais da operação, Pinheiro Neto Advogados, pelas Companhias, e Cescon Barrieu, pela Brookfield e
como assessores legais de antitruste, Machado Meyer, LCA e VMCA.

Conforme comunicado da primeira semana de junho, já era esperado que a Localiza venderia entre 45 mil e 50 mil carros, além de desinvestimentos de agências e lojas em aeroportos.

Agora, a empresa de locação Ouro Verde, controlada pelo fundo de investimento Cedar, que é gerido por afiliadas da Brookfield, também comunica a venda de ativos bilionária feita pela Unidas e Localiza.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Entenda a compra da Unidas pela Localiza

Ainda no fim de 2021, o Tribunal do Cade aprovou união entre as duas empresas e incluiu na decisão uma série de “remédios” para diminuir a fatia do mercado da nova empresa para menos de 50%. A votação foi apertada: 3 a 2. A Unidas foi comprada pela Localiza e a aprovação saiu com restrições.

A fusão das duas maiores empresas do setor de aluguel de veículos e gestão de frotas do país foi aprovada com ressalvas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A relatora, Lenise Prado, disse que é ncessário o cumprimento de cláusulas de restrições que incluem venda “significativa” de ativos na área de locação e que o acordo firmado é sigiloso e os termos não foram divulgados durante a leitura de seu voto.

A proposta de fusão, vale lembrar, foi anunciada ainda em 22 de setembro de 2020.

“Após estudos e consultas ao mercado, a Superintendência verificou que, entre os segmentos afetados pelo ato de concentração, os relacionados à venda de veículos usados e à Gestão e Terceirização de Frotas (GTF) não apresentam maiores preocupações do ponto de vista concorrencial”, disse o Cade.

“O primeiro é um setor pulverizado, razão pela qual Localiza e Unidas não teriam capacidade de exercer poder de mercado após a conclusão do negócio. Com relação ao segundo ponto, ficou demonstrado que existem outros concorrentes no setor capazes de competir de forma efetiva com as empresas no cenário pós-operação”, segue, em nota.

Contudo, o Cade fez algumas ponderações, destacando que “o ato de concentração gera riscos relevantes para o ambiente competitivo no mercado de locação de veículos. Isso porque a Localiza, que é líder desse segmento no Brasil, está adquirindo a Unidas, a sua maior concorrente”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião