BTG Pactual (BPAC11)/Banco Pan (BPAN4) lideram ranking de reclamações do BC

O banco BTG Pactual (BPAC11), em conjunto com o Banco Pan (BPAN4), figuram no topo da lista de reclamações do terceiro trimestre deste ano.

Veja o resumo de mercado da semana!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Os dados são do Banco Central (BC), que divulgou o ranking de reclamações de bancos nesta semana. Após o BTG Pactual, aparecem na lista, logo em seguida, o C6 Bank, o Banco BMG e o Banco Inter (INBR32).

O Banco Central elaborou esse ranking levando em consideração o volume total de queixas que foram consideradas precedentes. Após isso, o BC dividiu esse valot total pelo número de clientes de cada instituição e multiplicou por um milhão.

Assim, o número final é uma ‘pontuação de reclamações’. O BTG Pactual teve 76 pontos, ante cerca de 50 do segundo colocado, o C6.

No caso do BTG, os dados do BC levam em consideração 1.559 queixas consideradas precedentes e cerca de 20,4 milhões de clientes ativos durante o terceiro trimestre de 2022.

Já o C6 Bank, o segundo do ranking, teve 50 pontos pelo fato de somar 21,3 milhões de clientes no período e ter recebido 1.070 queixas procedentes.

O levantamento referente ao primeiro trimestre deste ano, o BTG era o segundo banco no ranking de reclamações de bancos. No segundo trimestre o BC não publicou o ranking, o que ocorreu pelo impacto da greve dos servidores, que foi de abril à julho. A primeira lista, então, foi publicada com uma defasagem de cerca de três meses.

O Banco Pan, cujas reclamações ficam agregadas às do BTG, alegou ter ‘tomado medidas para melhoria dos serviços’, em nota.

“Adotamos medidas concretas para constante melhoria da experiência dos seus clientes, modernização do mercado e uma consequente redução no número de reclamações”, disse o banco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Segundo o Pan, foram incluídas ferramentas e serviços no aplicativo que “melhoram a experiência e oferecem camadas adicionais de proteção aos clientes”.

“O Pan reforça, ainda, sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”.

O C6 destacou que ‘está comprometido com a solução das demandas dos clientes’ e que registrou uma retração no índice de reclamações recentemente.

“Registramos queda de 36% no índice de reclamações divulgado pelo Banco Central e continuaremos investindo para promover melhorias constantes na operação”, disse o C6 Bank, em nota.

Por que o BTG e o Banco Pan estão juntos

Conforme citado, o BTG e o Banco Pan aparecem como um só banco por conta de formarem um conglomerado.

Atualmente, 72% do capital social do Pan está na mão do BTG, que detém 100% das ações ordinárias da empresa e 43,6% das ações preferenciais. Os dados são da área Relação com Investidores do banco.

O equity remanescente, de 28%, fica distribuído entre:

  • Acionistas minoritários da bolsa de valores (free float): 26%
  • Tesouraria: 1%
  • Administradores: 1%

Atualmente o BTG soma um valor de mercado de R$ 109 bilhões. O Banco Pan, por sua vez, vale R$ 9,7 bilhões. Os dados são do Status Invest.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião