Brasil vai se beneficiar da tarifa de 50% dos EUA, diz CEO do Banco XP
|
O Brasil pode se beneficiar da tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras aos Estados Unidos, de acordo com José Berenguer, CEO do Banco XP. Durante uma coletiva de imprensa na Expert XP, Berenguer destacou que o cenário pode beneficiar a bolsa brasileira.

De acordo com o executivo, é possível esperar uma migração de capital do mercado norte-americano para mercados emergentes nos próximos anos. Dentro deste contexto, o Brasil pode ser um dos principais beneficiados.
“Se houver a tarifa, como está aí colocada, o Brasil tem recursos, tem mercado consumidor, e vai se dar bem”, avaliou ele.
Fluxo de estrangeiros na bolsa brasileira após tarifa
O executivo lembrou ainda que o Ibovespa recebeu um fluxo de investidores estrangeiros no início deste ano.
Até o fim de junho, a bolsa brasileira acumulou R$ 26,9 bilhões em entrada de capital vindo do exterior, de acordo com um levantamento divulgado pela Quantum Finance, o que representa uma valorização de 15,44% na comparação anual.
Segundo Berenguer, a migração dos recursos de investidores norte-americanos ao mercado brasileiro deve seguir aumentando nos próximos meses. “Em termos de variáveis macroeconômicas, como a gente colocou, o Brasil vai ser cada vez mais uma boa alternativa de investimento”, comentou ele.
O executivo destacou ainda que a XP (XPBR31; NASDAQ:XP) está se preparando para qualquer situação, incluindo adversidades nos cenários interno e externo. “Não estamos preocupado com isso [tarifa]. Estamos preocupados com os nossos clientes, com a nossa franquia e em fazer nosso trabalho”, disse Berenguer.