Bolsas mundiais recuam, de olho na GameStop; empresa sobe 100% no pre-market

As bolsas mundiais operam em queda na manhã desta sexta-feira (29). Após iniciar a semana batendo máximas históricas e animados com os resultados corporativos, os mercados internacionais mostram-se cautelosos. Chama atenção o movimento das ações da GameStop, que após encerrarem o último pregão em queda de 44%, sobem 102% no pre-market.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Por volta das 8h05, o S&P 500 caía 0,94%, indo a 3.743,75pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 1,18%, para 13.030,62 pontos, mesmo movimento dos mercados europeus. Neste mês, as bolsas mundiais foram impactadas com novas restrições em função do novo coronavírus (Covid-19).

Um sinal de que os mercados voltaram a ser mais voláteis do que o natural dos últimso meses, o Cboe Volatility Index, um indicador de estresse dos investidores, sobe 14% nesta manhã e está acima de 50% em janeiro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A temporada de resultados corporativos continuam; a petrolífera Chevron e a gigante de maquinários de construção Caterpillar devem apresentar seus números do quarto trimestre antes do sino de abertura. A farmacêutica Eli Lilly, assim como a aeroespacial Honeywell também devem divulgar seus balanços no início da manhã.

Na Europa, o dia foi de divulgação de dados econômicos relevantes para a zona do euro. O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 0,1% no quarto trimestre de 2020 ante o terceiro trimestre em meio a restrições para conter a disseminação do vírus. Os analistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam uma estabilidade no indicador.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O resultado é positivo da mesma forma que o da Espanha, que avançou 0,4% no quarto trimestre frente o período imediatamente anterior. Especialistas esperavam uma queda de 1,5%. A economia da França, por sua vez, encolheu 1,3% no quarto trimestre — no acumulado de 2020, a baixa é de 8,3%.

Na Ásia, as atenções foram voltadas à taxa do mercado monetário na China, que subiu para o maior patamar em quase seis anos, refletindo a baixa liquidez do sistema financeiro. Vale lembrar que o Banco Central chinês passou a conceder mais linhas de crédito nesta semana.

Desempenho das bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h20:

As bolsas mundiais, que tem registrado máximas históricas, continuam a demonstrar certa cautela em meio ao avanço de vacinas. A expectativa por um novo pacote de estímulos fiscais, no entanto, realça o otimismo com a continuidade do rali dos mercados de capitais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião