BNDES é aprovado pelo GCF e poderá receber recursos do fundo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi aprovado pelo Green Climate Fund (GCF), fundo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. O banco informou a aprovação na última sexta-feira (12)

O GCF conta com a doação de 40 países para criar projetos contra as mudanças climáticas. A diretoria do fundo aprovou a integração do BNDES em reunião na sede da instituição, localizada em Songdo, na Coreia do Sul.

Dessa forma, o banco poderá acessar os recursos do fundo para realizar ações contra mudanças climáticas. Atualmente, o GCF conta com US$ 10,3 bilhões em caixa, destinados à 100 projetos aprovados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Acesso ao fundo

O banco terá um credenciamento de cinco anos como fundo. Em comunicado, o BNDES informou que “o atendimento a padrões internacionais de análise e monitoramento de projetos relacionados às mudanças climáticas” facilitaram a aprovação da instituição no GCF.

O BNDES foi integrado na categoria de risco socioambiental A, no setor de acesso direto, onde apenas 24 das 88 instituições credenciadas no fundo estão.

Dentre as instituições que estão presentes do setor, estão:

  • Banco Mundial
  • Interamericano de Desenvolvimento
  • Corporação Andina de Fomento
  • Agência Francesa de Desenvolvimento
  • Banco de desenvolvimento alemão (KfW)

Confira também:

Governo divulga projeto de lei para substituir financiamento do BNDES

Companhias preferem investidores aos aportes do BNDES

Agora, o banco poderá acessar os recursos do fundo para financiar ou apoiar investimentos via equity, garantias, recursos não reembolsáveis ou empréstimos.

Além disso, o BNDES poderá ter acesso a recursos para elaborar estudos e projetos referentes às mudanças climáticas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Em nota, o BNDES afirmou que “novos aportes dos doadores estão previstos e, tendo em vista os compromissos assumidos pelos países nos acordos internacionais de clima, há a expectativa de que o GCF se torne o principal mecanismo internacional para financiar projetos relacionados à questão climática”.

Tags
Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião