Biden vê inflação temporária e comemora crescimento acelerado

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou o patamar de recuperação da economia norte-americana. Em discurso realizado nesta segunda-feira (19), o mandatário também comentou sobre a inflação, que enxerga ser temporária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Antes de comentar sobre a inflação, Biden lembrou que analistas agora projetam crescimento de “7% ou mais” para a economia estadunidense, com crescimento de geração de empregos “em níveis recordes”.

O líder também citou os recordes recentes nos mercados acionários, embora tenha comentado que para ele este não é o principal a se observar no quadro, aproveitando para criticar o foco a seu ver excessivo nas Bolsas do ex-presidente Donald Trump.

Biden voltou a insistir na importância da vacinação. Como tem feito em suas aparições recentes, ele destacou o alto índice de vacinados, mas alertou aqueles que ainda não receberam o imunizante, “especialmente com a variante delta, mais contagiosa”.

“A única maneira de superar esse vírus é se mais americanos se vacinarem”, ressaltou.

‘Fenômeno transitório’

O presidente americano também voltou a reafirmar a posição de seu governo de que a alta dos últimos meses dos preços é um fenômeno transitório, fruto da reabertura econômica, citando problemas na cadeia de produção que devem ser solucionados adiante.

Segundo ele, cerca de 60% da alta dos preços dos últimos meses é fruto de efeitos transitórios.

De qualquer modo, ele disse que sua administração segue vigilante sobre qualquer resposta necessária a esse quadro e também reafirmou a independência do Federal Reserve (Fed) para agir, caso seja necessário para conter o movimento dos preços.

Biden novamente defendeu que o Congresso apoie o pacote de gastos com infraestrutura defendido por seu governo. Segundo ele, melhorias na infraestrutura, por exemplo em estradas, ajudam a conter os preços dos produtos e a aumentar a produtividade da economia, melhorando o quadro da inflação.

O presidente americano também foi questionado por jornalistas no evento sobre o Facebook. Ele afirmou esperar que a rede social atue contra pessoas que distribuem desinformação sobre vacinas.

Ele diz que não acusava diretamente o Facebook (FBOK34) por “matar pessoas”, mas pediu que a empresa faça algo sobre aqueles que veiculam desinformação.

Questionado sobre o papel da China em ciberataques, Biden não quis se alongar no assunto, dizendo que ainda receberá mais informações de sua equipe. Pressionado a comentar o tema pelos jornalistas presentes, ele disse que aparentemente hackers chineses não atuariam com o apoio explícito de Pequim, como ocorreria no caso da Rússia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Inflação está ‘bem acima’ da meta, diz Powell

O presidente do Fed, Jerome Powell, reconheceu que a inflação está “bem acima” do que a instituição esperava e que a autoridade monetária enfretará desafios. A declaração foi dada na última quinta-feira (15), em depoimento no Comitê Bancário do Senado.

Contudo, Powell disse que, se o caráter temporário da escala dos preços se confirmar, não há motivos para tomar novas medidas. “Inflação que temos agora não está moderadamente acima de 2%, está bem acima”, comentou o líder do Fed, que acrescentou que “não está confortável” com o movimento.

Os preços subiram 0,9% em junho ante maio nos Estados Unidos, atingindo a marca de 5,4% em 12 meses. A meta do BC norte-americano é de uma inflação de 2% ao ano.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião