BC prevê lançamento de conta salário no Pix em 2021

O diretor de organização do sistema financeiro e resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, informou nesta quinta-feira (28) que as transferências via Pix (sistema de pagamento instantâneo), usando a conta salário serão autorizadas até o fim do ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Durante a abertura da 12ª reunião plenária do Fórum Pix, o diretor citou ainda outra novidade para o ano,  a “integração dos aplicativos dos participantes com a lista de contatos nos smartphones”. A medida visa “facilitar a identificação” entre os contatos “de quem possui chave Pix registrada”.

Segundo o diretor, ainda haverá a “criação de mecanismo de devolução de recursos” pelas empresas Prestadoras de Serviços de Pagamentos (PSPs), “em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Enfatizo que esse mecanismo de devolução é mais uma inovação que será agregada às regras Pix e proverá uma proteção adicional para os usuários”, disse. “Além disso permitirá uma maior eficiência no processo de devolução de recursos indevidamente creditados.”

Além disso, o número de transferências por meio do sistema “ultrapassou a quantidade de TEDs e DOCs somados” neste mês, informou Pinho de Mello. Atualmente, 40 instituições estão em processo de adesão ao Pix.

Pix é alvo de um novo golpe da ‘transferência em dobro’, alerta Nubank

A fintech brasileira Nubank alertou na no dia 18 de janeiro sobre o novo golpe no Pix.

De acordo com o Nubank, o golpe ocorre por meio de mensagens e vídeos sobre um suposto defeito no Pix, desta forma o usuário da conta poderia receber a transferência duas vezes em sua conta.

“Na mensagem, os criminosos explicam que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para determinadas chaves específicas – e, em seguida, eles compartilham supostos números que funcionam”, explica a fintech. No entanto, as chaves são das contas dos próprios criminosos.

“Quem transfere o dinheiro para as chaves para ‘testar’ se o bug funciona está, na verdade, mandando dinheiro para os golpistas”, alerta o banco digital. “Em resumo: não existe o tal bug do Pix ou das chaves aleatórias. Os criminosos usam a chamada ‘engenharia social’, o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber transferências”, informou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião