Pix é alvo de um novo golpe da ‘transferência em dobro’, alerta Nubank

A fintech brasileira Nubank alertou nesta segunda-feira (18) sobre o novo golpe no Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com o Nubank, o golpe ocorre por meio de mensagens e vídeos sobre um suposto defeito no Pix, desta forma o usuário da conta poderia receber a transferência duas vezes em sua conta.

“Na mensagem, os criminosos explicam que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para determinadas chaves específicas – e, em seguida, eles compartilham supostos números que funcionam”, explica a fintech. No entanto, as chaves são das contas dos próprios criminosos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Quem transfere o dinheiro para as chaves para ‘testar’ se o bug funciona está, na verdade, mandando dinheiro para os golpistas”, alerta o banco digital. “Em resumo: não existe o tal bug do Pix ou das chaves aleatórias. Os criminosos usam a chamada ‘engenharia social’, o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber transferências”, informou.

Nubank ultrapassa Uber e se torna 5º app mais popular na tela inicial

O Nubank passou na frente da plataforma de transporte urbano Uber e se tornou o quinto aplicativo mais popular a ocupar a tela inicial de smartphones dos brasileiros, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. As informações são da coluna Capital, do jornal O Globo.

De acordo com a coluna, o Nubank ultrapassou os aplicativos do Banco do Brasil (BBAS3), do Messenger, da Uber e do YouTube na presença em tela inicial de celulares no Brasil.

O levantamento que analisa os hábitos e preferências no uso de aplicativos para celular mostra que o banco digital perde somente para o WhatsApp (56%), Instagram (45%), Facebook (43%) e Caixa (13%).

O Nubank está presente em 13% das telas iniciais nos aparelhos, indicou a pesquisa. Há um ano, a fintech aparecia apenas em 8% das telas iniciais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião