BC espera que todas as instituições financeiras participem do PIX

O diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, declarou na tarde dessa segunda-feira (13), durante um evento virtual do jornal ‘Valor Econômico’, que a autoridade monetária espera que todas as instituições financeiras participem do PIX, e que custo seja pequeno. Vale destacar que PIX é o sistema de pagamento instantâneo do BC.

Pinho de Mello ainda destacou que “é natural que as agendas evoluam e a gente foque na eficiência do sistema financeiro”. “O PIX, assim como o open banking, é um dos principais pilares da agenda BC na dimensão competitividade”, completou o diretor.

Além disso, Pinho de Mello salientou que a autarquia não oferecerá nenhum serviço relacionado ao sistema de pagamentos instantâneos, mas oferecerá uma plataforma “extremamente barata” que beneficiará a competição entre as instituições financeiras.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Ele ainda apontou que as instituições financeiras que têm mais de 500 mil contas operacionais atualmente, participarão do PIX obrigatoriamente. “Queremos garantir que boa parte do mercado está lá (no PIX) e vá participar”, afirmou o diretor.

Sobre o custo do programa, indicou que será pequeno, já que as instituições financeiras deverão pagar R$ 0,01 a cada 10 transações. De acordo com pinho de Mello, a expectativa é que a competição faça com que o custo seja barato para o estabelecimento comercial.

Sobre o funcionamento do programa, destacou que em poucos segundos será possível fazer transferências bancárias, durante 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Além disso, afirmou que com o programa será permitido realizar o pagamento de contas em estabelecimentos comercias, através de QR codes, também com transferência instantânea.

PIX do BC deve concorrer com cartão de crédito

o PIX, irá competir diretamente com o cartão de crédito, segundo o sócio fundador da Dinamo Networks, que venceu a licitação para implantar o sistema, Marco Zanini.

Saiba mais: PIX: pagamento instantâneo do BC deve concorrer com cartão de crédito

O executivo da empresa que fornecerá equipamentos de segurança para a implementação do modelo de pagamento instantâneo do BC afirmou que o modelo não será somente concorrente das transferências bancárias e dos cartões de débito. O sistema também irá permitir o pagamentos de compras parceladas. Segundo Zanini, o sistema também permitirá pagamentos de compras em parcelas. “Isso permite substituir o cartão de crédito”, destacou.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião