BIDI11 e SAPR11 devem fazer parte da próxima carteira do Ibovespa, diz XP

As ações da  Sanepar (SAPR11) e do Banco Inter (BIDI11) devem estar entre os papéis que entrarão na próxima carteira do Índice Bovespa (Ibovespa), de acordo com um estudo da XP Investimentos divulgado nesta quinta-feira (25).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Além das ações do Banco Inter e da Sanepar, a previsão é de que outras três companhias entrem no Ibovespa, sendo elas:

A atual carteira do Ibovespa é composta por 82 ações, e segundo a XP, nenhum desses papéis deve deixar o índice na próxima reorganização.

De quatro em quatro meses a Bolsa de Valores de São Paulo – B3 (B3SA3) reavalia as ações que fazem parte do Ibovespa. A última reorganização aconteceu em janeiro, assim, a próxima carteira do Ibovespa passará a valer em 3 maio, mas a sua prévia deve sair em abril.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Para fazer parte do principal índice da B3 os ativos têm que cumprir alguns requisitos, como serem negociados com regularidade; ter um volume financeiro relevante; e não serem penny stocks.

A XP explica que para fazer as estimativas de quais ativos devem entrar ou sair do índice, utilizou as estatísticas históricas do volume, número de ações negociadas e número de negociações de cada ação na Bolsa para simular cerca de 10 mil cenários futuros diferentes.

A atual carteira do Ibovespa

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) divulgou em 4 de janeiro atual carteira do Ibovespa que vai vigorar até 30 de abril 2021, com base no fechamento do pregão de 30 de dezembro de 2020.

A atual carteira do Ibovespa conta com a 81 ativos de 78 empresas, após a entrada das empresas:

Entre os quatro papéis estreantes na carteira do Ibovespa, o que chega com o maior peso é Eneva ON, com 0,771% de participação. Em seguida vêm Copel PNB, com 0,431%, Unidas ON, com 0,413%, e JHSF ON, com 0,1%.

A B3 tinha divulgado a entrada desses quatro papéis no final de dezembro e sua prévia da carteira do Ibovespa.  A carteira teórica seleciona papéis é selecionada de acordo com a performance de cada classe de ativos financeiros e não representa um portfólio real de investimento, e sim representativo.

Última cotação do Índice Bovespa

O Ibovespa encerrou as negociações hoje  com uma alta de 1,50%, a 113.749,90 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O Ibovespa foi criado em 1968 e é a maior referência para os investidores de renda variável no Brasil. É o maior e mais importante indicador de desempenho médio dos ativos de maior volume de negociação e que são representativos do mercado de ações do País. É composto por ativos de companhias listadas na B3 que atendem aos seus critérios de inclusão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião