Ibovespa avança 1,5% com exterior e Campos Neto; Eletrobras (ELET3) sobe 5%

O Ibovespa colocou para trás as perdas das sessões anteriores e fechou em alta de 1,50% nesta quinta-feira (25), a 113.749,90 pontos, de olho no exterior e no noticiário corporativo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O Ibovespa amanheceu no vermelho, acompanhando o desempenho negativo em Nova York. Lá fora, o mercado registrou dia agitado, com os lockdowns na Europa conforme o continente busca se livrar da pandemia de covid-19 e a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos). O chairman indicou uma retirada gradual de estímulos à economia norte-americano, sinalização que pesou sobre o humor dos investidores em Wall Street.

Apesar disso, dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos mostraram que a economia do país cresce à taxa anualizada de 4,3% no quarto trimestre de 2020. O resultado final superou a estimativa anterior e a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 4,1% em ambos os casos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Já os novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos tiveram queda de 97 mil na semana encerrada em 20 de março, a 684 mil, com o consenso do mercado apontando para 735 mil solicitações.

De acordo com Rodrigo Friedrich, head de renda variável da Renova Invest, os dados levaram a uma virada no exterior, o que, por sua vez, levou o Ibovespa para o campo positivo.

Na análise do especialista, ainda animou o mercado a declaração de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC). O economista rechaçou a ideia de que o Comitê de Política Monetária (Copom) tenha sido obrigado a elevar a Selic em 0,75 ponto porcentual por ter errado e disse que fazer um ajuste mais célere pode levar uma intensidade total menor no ajuste da Selic.

Destaques corporativos

Na dianteira do Ibovespa, as ações da Equatorial Energia (EQTL3) avançaram mais de 6%, com a divulgação de resultados da empresa. A elétrica reportou um Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 1,6 bilhão, 34,8% superior em comparação com período de outubro a dezembro de 2019.

A Eletrobras (ELET3) também não ficou de fora. A estatal registrou desempenho positivo, com o mercado precificando a indicação de Rodrigo Limp Nascimento para a presidência da empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Gol (GOLL4) e a Smiles (SMLS3) também estiveram no radar dos investidores após os minoritários da administradora de programa de milhagem aprovarem a proposta de incorporação.

Enquanto isso, os papéis da JBS (JBSS3) subiram quase 2% depois da companhia apresentar resultados sólidos, combinados com dividendos e recompras.

Última cotação

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta com uma baixa de 1,06%, a 112.064,19 pontos.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião