CVC (CVCB3), Gol (GOLL4) lideram altas com maior otimismo no setor de turismo

A Gol (GOLL4), a Azul (AZUL4), a Embraer (EMBR3) e a CVC (CVCB3) lideram as altas do Ibovespa nesta manhã de terça-feira (30), todas subindo, por volta das 12h20, mais de 6,50%. Em comum, elas têm a ligação com o setor aéreo de forma direta, como as três primeiras, ou indireta, no caso da CVC e do turismo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Segundo Vitor Miziara, sócio da Criteria Investimentos, parte da alta dessas companhias se deve às recentes falas do diretor-executivo (CEO) da CVC, Leonel Dias de Andrade Neto. Ontem, durante a teleconferência de resultado da companhia, ele teria se mostrado animado com as perspectivas do setor.

“O presidente da CVC se mostrou muito otimista. Ele falou que dentro de seis meses as operações estarão muito fortes e que haverá um novo patamar de crescimento do setor, basicamente porque as pessoas devem viajar mais assim que as restrições diminuírem por conta de uma procura represada por turismo.”, afirma Miziara.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na sexta-feira (26), o Brasil ultrapassou a aplicação de um milhão de doses contra a covid-19, o que também foi citado na teleconferência da CVC. “O Leonel reforçou ainda que a vacinação no Brasil já é uma realidade“, diz o sócio da Criteria.

“Boa parte dos analistas, porém, acreditam que o CEO da CVC pode estar otimista demais. Mas, no primeiro momento, a fala cria um pouquinho de ânimo”, completa Miziara. O setor aéreo depende de variáveis como o dólar, o preço do petróleo e, sobretudo, da situação econômica da população – que no Brasil, até agora, parece limitada.

Mercado externo também explica alta da CVC

Já para Ilan Arbetman, analista de research da Ativa Investimentos, a alta de hoje dialoga bastante também com o mercado exterior, principalmente com o americano. “Na Europa, seguimos vendo algumas restrições, mas nos Estados Unidos, menos. Lá há uma curva de infectados e mortos bem menos íngreme”, diz.

“Em um relatório divulgado nesta semana, foi citado que a American Airlines já trabalha com 80% do número padrão da sua frota no pré-pandemia e a companhia espera, até junho ou julho, alcançar já o mesmo nível do período registrado antes da covid-19. Há uma perspectiva de melhora do mercado aéreo”, afirma Arbetman, mencionado a companhia aérea americana, do mesmo setor da Gol e da Azul.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ele relembra também que, no hemisfério norte, a chegada da primavera traz um período onde os deslocamentos costumam ser maiores. “Nos seis meses do ano em que há primavera e verão, a demanda por transporte se multiplica”, informa.

Além do otimismo criado pela fala do presidente da CVC e do cenário externo, as aéreas brasileiras, como a Azul e a Gol, e os setores paralelos, como o turismo e a produção de aviões, podem ser beneficiadas também, no pregão desta terça, pela ligeira queda do Brent das últimas semanas, agora negociado a cerca de US$ 64,50, após chegar a ultrapassar US$ 70 por volta do meio do mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião