Suno Artigos

Para quem não serve uma casa de análise: descubra agora

As casas de análises, ou casas de researchs, são umas das instituições mais relevantes do mercado financeiro, sendo que estes escritórios possuem um papel importante auxiliando novos investidores. Entretanto, é necessário saber para quem não serve uma casa de análise

Ou seja, apesar das casas de researchs contarem com profissionais que trabalham para produzir conteúdos detalhados sobre ativos do mercado financeiro, existem situações onde esse tipo de serviço não atende a todas as demandas do investidor. Por isso, entenda para quem não serve uma casa de análise. 

1. Investidores que preferem terceirizar a gestão dos seus investimentos

Inicialmente, vale destacar que existem investidores que buscam auxílio de terceiros para gerir seus investimentos, mesmo tendo conhecimentos acerca do mercado financeiro.

Entre os motivos para isto, é possível destacar diferentes fatores, que vão desde a segurança sobre realizar os próprios investimentos, até a falta de tempo para realizar estas atividades.

Em casos assim, uma casa de análise não é tão interessante para auxiliar o investidor, pois este tipo de negócio não pode aplicar o patrimônio do investidor diretamente. 

Assim, uma alternativa interessante pode ser os escritórios wealth management, sendo que o propósito deste tipo de negócio é gerenciar o patrimônio dos seus clientes, inclusive realizando investimentos. 

Além disso, vale destacar que os profissionais que atuam em uma wealth management possuem certificações e experiência, fazendo com que o processo de investir se torne mais simples e seguro para seus clientes.

2. Para pessoas que não possuem tempo para colocar a mão na massa

Existem pessoas que desejam buscar sua independência financeira por meio da bolsa de valores, contudo não possuem tempo para isto. 

Assim, analisar e encontrar bons ativos depende de muito estudo e pesquisa, pontos que também demandam uma carga de tempo elevada. 

Além disso, o pregão da bolsa de valores ocorre durante a jornada de trabalho da grande maioria das pessoas. 

Dessa forma, uma casa de análises acaba não sendo a alternativa mais indicada para estes tipos de investidores. Afinal, ainda que indiquem o ativo financeiro, estas empresas não podem operar para seus clientes, fazendo com que os mesmos tenham que realizar tal atividade de modo manual. 

Portanto, negócios como a wealth management e a asset management são mais interessantes para este tipo de investidor.

3. Investidores que não possuem conhecimento no mercado financeiro e não querem investir sozinhos

Em um momento de crescimento do mercado financeiro, é natural que um número maior de pessoas seja atraído para o segmento. 

Contudo, nem todos possuem o conhecimento adequado para realizar investimentos.

Dessa forma, os serviços de uma cana de análise podem não ser o bastante, havendo a necessidade de que haja um profissional também realizando as operações. 

Em casos assim, o mais indicado é que o investidor busque os serviços de uma asset management. 

O que não é à toa, afinal uma asset oferece os serviços de análise, avaliação, indicação, operação, gestão, entre outros aos seus clientes. 

Além disso, este tipo de escritório também pode auxiliar na construção de uma educação financeira de seus clientes. 

4. Para investidores de alta renda que desejam investir com a ajuda de um Private Banker

Por fim, mas não menos relevante, existem os investidores de alta renda que buscam uma alternativa para alocar seu patrimônio. 

Em suma, são definidos investidores de alta renda aqueles que possuem mais de R$500 mil investidos na bolsa de valores. 

Neste sentido, é natural que este perfil de investidor busque profissionais para gerenciar seus investimentos em todas as etapas, sem ter que recorrer a um Private Banker.

Assim, a alternativa mais interessante para este indivíduo é a wealth management, pois é um tipo de escritório que pode cuidar de todo o processo de investimento deste investidor, incluindo a gestão do patrimônio.

Além disso, a wealth é uma empresa com foco especialmente para este perfil de investidores, entregando assim um serviço especializado aos seus clientes. 

Portanto, antes de contratar uma casa de research, é necessário entender para quem não serve uma casa de análise e se existem outros tipos de serviços disponíveis no mercado financeiro, alinhado com o seu perfil de risco e seus objetivos. 

Sair da versão mobile