Acesso Rápido

    Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA): conheça esse índice de inflação

    Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA): conheça esse índice de inflação

    Entender o que significa o índice de preços ao produtor amplo, é necessário para qualquer investidor que pretenda investir em renda variável.

    Afinal, é por meio de indicadores como o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que é possível realizar uma avaliação como o aumento de preços poderá impactar no custo de uma empresa.

    O que é o Índice de Preços ao Produtor Amplo?

    O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) é um índice de inflação que calcula a evolução dos preços de produtos do agronegócio e da indústria no setor de atacado.

    Existem basicamente três Índice de Preços ao Produtor Amplo, sendo eles:

    • IPA-DI;
    • IPA-10;
    • IPA-M.

    O IPA-DI, calcula a evolução dos preços de produtos agrícolas e na indústria no setor de atacado entre o primeiro e o último dia do mês de referência. Ele representa, desse modo, 60% da composição do IGP-DI que é o Índice Geral de Preços.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Já o IPA-10, calcula a evolução dos preços de produtos agrícolas e na indústria no setor de atacado entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência. Assim como o IPA-DI, ele também representa 60% da composição do IGP-10.

    Por fim, o IPA-M, calcula a evolução do preço de produtos agrícolas e na indústria no setor de atacado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. E também representa 60% da composição do IGP-M.

    Histórico do IPA

    O Índice de Preços ao Produtor Amplo, era antigamente chamado de Índice de Preços por Atacado. A sua abrangência, é, portanto, nacional, registrando as variações de preço de produtos agrícolas e industriais nas transações entre empresas.

    Quem faz a apuração do IPA é o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), um órgão vinculado à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    Esse índice está disponível nas mesmas versões do IGP, conforme foi possível ver. Isso porque, o IPA é um dos três índices que compõe o IGP, sendo que ele representa 60% da composição total deste índice. Os outros dois índices que compõem o IGP são:

    • Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que representa 30%;
    • Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) que representa 10% do IGP.

    Como é calculado o Índice de Preços ao Produtor Amplo?

    O IPA é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde o ano de 1944. O cálculo é feito de forma diferente nas três versões.

    Desse modo, há o IPA-DI que é a média dos preços na agricultura e na indústria no setor de atacado do dia 01 até o último dia do mês de competência. O IPA-10, no entanto, mede os preços do dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês de competência. E o IPA-M, contudo, mede os preços do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês de competência.

    Para calcular o índice de preço ao produtor é feito uma pesquisa de preços do setor, usando peso para cada um deles e então feito uma média ponderada. O seu objetivo é medir a inflação desses itens periodicamente.

    Sendo assim, o gráfico do índice de preço ao produtor é dado através de uma série histórica, onde é possível avaliar a evolução da inflação na economia.

    Além do IPA, há também outros índices que medem a inflação na economia brasileira. Como o IGP e o IPCA que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

    Esse último dá um parâmetro dos preços que estão sendo praticados no varejo — e, no entanto, representa mais fielmente a inflação sentida pela população em geral.

    Foi possível entender o que é o Índice de Preços ao Produtor Amplo? Deixe suas dúvidas nos comentários.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *