Acesso Rápido

    IAU: conheça o ETF americano que segue o preço do ouro

    IAU: conheça o ETF americano que segue o preço do ouro

    Para os investidores do mercado de investimentos em ouro, investimentos em títulos lastrados no metal podem ser a opção mais prática para realizar uma aplicação. Nos EUA, o ETF IAU, por exemplo, desponta como uma das principais alternativas nesse sentido.

    Por ser um dos primeiros ETFs do perfil, usando como referência o preço de um ativo econômico tão significante, vale muito a pena para o investidor interessado em ouro conhecer mais a fundo o IAU.

    O que é o IAU?

    IAU é a sigla utilizada para o fundo de índice iShares Gold Trust, um ETF negociado no mercado americano que tem como principal objetivo seguir o preço do ouro no mercado.

    Assim como os demais ETFs disponíveis no mercado, o iShares Gold Trust utiliza um “índice” como meta referencial de performance.

    Por exemplo, no caso do BOVA11, o índice utilizado é o IBOV, já no SMLL11, a referência é o índice das small caps. Todavia, no caso do IAU, o índice utilizado é justamente o preço do ouro no mercado de investimentos.

    Como funciona o IAU?

    Basicamente, o IAU é ETF de ouro, um tipo de ativo que rompe toda a complexidade que o investidor tinha para investir no metal.

    Com esse ativo, não há a necessidade de reter o ouro físico, guardá-lo e, futuramente, vendê-lo, já que ele é negociado em bolsas de valores americanas.

    Todo esse processo de investimento no ativo ouro é simplificado através de mecanismos de bolsa de valores.

    Para ter a rentabilidade atrelada ao gold spot através do IAU, o investidor deve arcar com uma taxa de administração de 0,25% ao ano.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Composição do IAU

    A composição do IAU é feita com negociações no próprio mercado de ouro. Ou seja, o fundo de índice funciona como um intermediário entre o investidor e o mercado de ouro, simplificando a vida de quem pretende inserir esse ativo na sua carteira de investimentos.

    É importante lembrar que o IAU, assim como seu principal concorrente, o ETF GLD, são ativos negociados na NYSE (New York Stock Exchange).

    Portanto, caso o investidor brasileiro queira investir em algum dos ativos, provavelmente precisará de acesso a uma corretora de valores mobiliários americana.

    Vantagens do IAU

    Para quem está conhecendo o ativo e tem interesse no mercado de ouro, é imprescindível conhecer algumas das principais vantagens do IAU.

    • Simplicidade de investimento;
    • Baixa taxa de administração;
    • Diversificação na carteira.

    Simplicidade de investimento

    O fundo de índice simplifica muito a vida do investidor que deseja ter os benefícios do ouro na sua carteira de investimento.

    Por isso, uma das principais vantagens do IAU é justamente a simplicidade e praticidade de investimento no ativo, sobretudo para investidores com acesso a corretoras americanas.

    Baixa taxa de administração

    A taxa de administração de 0,25% é relativamente baixa se comparada à taxa de outros ETFs, principalmente no mercado financeiro americano.

    Diversificação na carteira

    Muitos investidores gostam de inserir o ouro na sua carteira para estratégias de hedge e/ou de diversificação.

    Portanto, o IAU acaba sendo uma melhor opção para os investidores que querem utilizar o ouro dentro de algumas dessas estratégias de investimento.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Qual ETF de ouro escolher: IAU ou GLD?

    O ETF GLD é o concorrente direto do ETF de ouro da BlackRock, o IAU.

    As principais diferenças entre os ativos estão relacionadas a dois principais pontos:

    • A taxa de administração é inferior, já que o GLD cobra uma taxa de 0,4%
    • No entanto, o valor de mercado do GLD, no geral, é muito maior, já que é um ativo mais consolidado no mercado.

    Por conta do menor custo relacionado ao investimento, o IAU costuma ser a melhor opção, principalmente para quem está começando a investir.

    Esse artigo te ajudou a entender como funciona o ETF IAU? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *