Acesso Rápido

    É uma maratona, não uma corrida de 100 metros

    É uma maratona, não uma corrida de 100 metros

    Muitas pessoas acreditam que conseguirão grandes retornos no mercado através de trades de curto prazo onde o indivíduo consegue acertar com precisão o momento de entrada e saída (“timing”).

    Se você pesquisar sobre esse tema, encontrará muitas falsas promessas de como acertar os momentos de comprar e vender ações. A realidade é que se isso fosse possível, existiriam dezenas de milhares de bilionários no mundo, uma vez que bastaria você aprender algumas técnicas para ganhar fortunas no mercado.

    Existem centenas de livros sobre esse assunto que ensinam técnicas matemáticas e até astrologia para definir quando as ações vão subir ou descer.

    Christopher H. Browne, grande investidor de valor e autor do livro “The Little Book of Value Investing” (O Pequeno Livro de Investimento em Valor), em seu livro publicado em 2006, afirma que em mais de 35 anos trabalhando com investimentos não encontrou nenhuma estratégia de timing de curto prazo que funciona.

    Nós acreditamos que o futuro é imprevisível e qualquer pessoas que tente prevê-lo está fazendo um mero exercício de especulação. Somos investidores e não especuladores, portanto, trabalhamos com fatos.

    Um estudo realizado pela Sanford Bernstein & Company mostrou que entre 1926 e 1993, apenas em 7% do tempo as ações performaram muito bem. Isso significa que para ganhar dinheiro em investimentos de curto prazo você deve prever em que momento as ações irão subir e isto significa acertar os 7%.

    Pensando em investimentos de longo prazo, a única ameaça é estar fora do mercado quando os grandes movimentos ocorrem.

    Pense como uma viagem de avião de São Paulo à Fortaleza. Durante o trajeto você pode passar por algumas turbulências, porém isso não é motivo para pular do avião. Muito provavelmente, mesmo com os ventos fortes, você chegará ao destino com segurança.

    O mesmo ocorre com o investidor de valor. Com um portfólio bem estruturado, você pode encontrar certa turbulência no mercado ao longo do caminho, porém, muito provavelmente, ao final da maratona você chegará nos seus objetivos financeiros.

    Em seu livro, Cristopher Browne passa dois ensinamentos fundamentais. Em primeiro lugar, estratégias de timing de curto prazo não funcionam. Em segundo lugar, os maiores retornos do mercado são obtidos quando você está posicionado o tempo todo, pois assim você consegue se beneficiar dos momentos de alta nos preços. Como disse Browne, “você precisa estar no jogo para ganhar”.

    Desse modo, o investidor de valor tem a vantagem de compreender plenamente seus investimentos de longo prazo, tendo realizado tais investimentos com certa margem de segurança, o que garante conforto ao passar por obstáculos que inevitavelmente fazem parte da maratona.

    No final da prova, quem pensou no longo prazo vence.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *