Acesso Rápido

    COO: conheça as atribuições do diretor de operações de uma empresa

    COO: conheça as atribuições do diretor de operações de uma empresa

    COO é um termo muito comum dentro do universo corporativo para para denominar um profissional integrante da alta cúpula da gestão de uma companhia.

    Na grande maioria dos casos, o cargo conferido a esse profissional costuma ter bastante destaque dentro de uma empresa, sendo alguém em que o CEO (diretor presidente) possuí extrema confiança.

    O que é COO?

    COO é a sigla correspondente a Chief Operating Officer, que significa, em português, Diretor de Operações, um cargo de bastante destaque dentro de uma empresa e que, em geral, é ocupado pelo braço direito do CEO. Assim, costuma ser o diretor de operações aquele que se torna o sucessor natural de um presidente executivo.

    Isso acontece porque é papel desse profissional altamente capacitado ficar responsável pela gestão das operações e o dia a dia de um negócio.

    Além disso, em muitos casos, o próprio diretor de operações pode ter mais experiência que o CEO de uma companhia, em especial naqueles casos em que a gestão da empresa ainda é familiar.

    Portanto, nessas ocasiões, espera-se que o diretor responsável pelas operações seja uma espécie de mentor para o diretor presidente de uma companhia.

    Qual o papel do COO dentro de uma empresa?

    Primeiramente, a função do COO é executar os planos de negócios da companhia segundo o modelo de negócios traçado antecipadamente.

    A grande diferença desse profissional para o CEO, é que esse último está mais preocupado com a criação de metas, enquanto o primeiro trabalha para atingi-las.

    Desse modo, o papel do diretor de operações é altamente importante na implementação de estratégias eficazes para o atingimento de objetivos.

    É o diretor de operações que, por exemplo, cuida do controle de qualidade dos produtos de uma companhia, além de ser responsável por instruir o departamento de recursos humanos, no seu papel de contratar ou descontratar profissionais.

    Além disso, é função desse diretor a execução do planejamento estratégico para o futuro em conjunto com o CEO, de modo a estabelecer iniciativas críveis em prol do desenvolvimento da companhia.

    A seguir, listamos um resumo com as principais tarefas do diretor de operações:

    • Implementar o plano estratégico da empresa;
    • Lidera equipes de diversas áreas na companhia;
    • Ajuda e aconselha o CEO em suas atividades e obrigações;
    • Cuida do controle de qualidade dos produtos e serviços;
    • Trabalhar para o atingimento de metas de resultados operacionais.

    Quais os principais atributos necessários para ser um COO?

    Um profissional da magnitude de um diretor de operações sem dúvida precisa ter adjetivos que inspirem e motivem a equipe para o atingimento dos objetivos da empresa.

    Outra característica necessária é o dinamismo e a capacidade de liderança para criar um grupo coeso que trabalhe sempre em prol da boa performance da empresa.

    Além disso, é interessante que ele tenha habilidades complementares à do CEO, de forma que cada um atue de forma positiva em suas atividades.

    Por fim, o conhecimento aprofundado de negócios, gestão corporativa e muita criatividade na busca por soluções práticas também são exigências básicas para se tornar um COO de qualidade.

    Qual é a diferença entre CEO e COO?

    De fato: como os termos CEO e COO são muito parecidos, é comum que as pessoas não saibam a sua diferença. Por isso, é necessário explicar o significado de cada um.

    Primeiramente, CEO é o principal cargo de uma empresa e, entre suas funções, estão a de tomar gerenciar e organizar a empresa, bem como tomar decisões importantes para o seu futuro.

    Por outro lado, o COO é aquele profissional mais voltado para o operacional. Ou seja, ele é quem trabalha para a execução das metas estabelecidas pelo CEO.

    Dessa forma, muitas organizações contratam um diretor de operações com habilidades e talentos que complementam às de um CEO, de forma que os dois exerçam sua liderança o melhor possível.

    Assim, quando estes trabalham juntos, o alcance das metas ocorra de forma bem menos trabalhosa.

    No entanto, é preciso ter em mente que o diretor de operações e um diretor presidente precisam, necessariamente, se entenderem bem, pois são esses os dois propulsores para o desenvolvimento de uma companhia.

    Qual a importância do COO em uma empresa?

    De fato: o cargo de COO é um daqueles com maior destaque em uma empresa, como o do CEO e também o cargo de CFO, o diretor financeiro. Portanto, é preciso saber a função do COO e como ele se encaixa na estrutura empresarial.

    Em primeiro lugar, é ele quem implementa o plano estratégico da empresa e lidera equipes de diversas áreas dentro da companhia.

    Além disso, é esse profissional que ajuda e aconselha o CEO em suas atividades e obrigações. Um bom COO tem insights fundamentais para o futuro da empresa em que trabalha.

    Ainda, ele é quem cuida do controle de qualidade dos produtos e serviços, garantindo que os clientes terão uma boa experiência de consumo.

    Por fim, ele é quem trabalha para o atingimento de metas e de resultados operacionais da empresa.

    Você ainda tem alguma dúvida sobre o COO e as suas funções? Comente abaixo para que possamos te ajudar.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    7 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Anita Vargas 4 de junho de 2019

      mas como chegar a se tornar isso? tem que ter algum curso superior especifico? se não, quais as possibilidades??

      Responder
      • Suno Research 6 de junho de 2019

        Primeiramente boa noite. Não há nenhum curso superior específico para essa posição, os requisitos são principalmente de conhecimento prático adquirido no mercado de trabalho. Pelas características da posição é necessário um alto nível de conhecimento das operações do dia a dia da empresa, portanto a não ser que a empresa seja recém fundada provavelmente o COO será alguém que já está lá a muito tempo e ascendeu dentro da firma.
        Abraços.

        Responder
    • Kaio Murilo 3 de janeiro de 2020

      Olá!!

      Primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo conteúdo. Muito bom!
      Recentemente ascendi para Gerente de Operações (COO), e realmente me encontro em alguns momentos perdido em como conduzir
      essa nova jornada, mesmo dominando todos os processos de minha empresa.
      Que primeiros passos você me aconselharia a tomar, para realizar um bom trabalho?

      Agradeço desde já sua ajuda.

      Responder
      • Suno Research 7 de janeiro de 2020

        Leia livros sobre o assunto, o máximo que puder, tente conhecer gente que tem esse posto a mais tempo que você, perguntar o que eles leem e fazem para otimizar seu trabalho.
        Boa sorte!

        Responder
        • Miguel 21 de fevereiro de 2020

          Boa tarde, quais os livros que recomenda?

          Responder
          • William Araújo 22 de março de 2020

            Miguel,

            São inúmeros os livros que você pode ler … para ser mais assertivo nas indicações, seria interessante se você fosse mais específico quanto às suas dificuldades e seu histórico.

            Você está há quanto tempo nesta empresa, e ela atua em qual segmento?

            A sua dificuldade está em um setor específico da operação? Atendimento ao cliente, suprimentos, logística, TI …
            No desenvolvimento de metas? Na execução? No monitoramento? Com pessoas …? Quais são as dificuldades?

            Abraço!

            William

            Responder
    • Tacula 5 de julho de 2020

      Foi excellent a matéria, tirei pleno proveito.

      Responder