Acesso Rápido

    Contrato futuro: saiba o que é e como funciona os contratos na B3

    Contrato futuro é o acordo de compra e venda de um ativo financeiro específico com data futura. Aprenda mais sobre contrato futuro neste artigo.

    Contrato futuro: saiba o que é e como funciona os contratos na B3

    Quem ainda está se familiarizando com renda fixa e não explorou as oportunidades dos investimentos com um risco maior, mas possibilidade de ganho proporcionalmente mais atrativa, pode desconhecer a modalidade de contrato futuro.

    A opção de contrato futuro é negociada no mundo todo, em índices futuros derivados de diversas bolsas de valores, como o Dow Jones, nos EUA, e o Ibovespa, no Brasil.

    O que é contrato futuro?

    Contrato futuro é um acordo de compra e venda de um ativo financeiro para uma data futura. Assim, quando o contrato vence ambas as partes liquidam a negociação por um preço previamente definido.

    Os contratos futuros são negociados em um local chamado Mercado Futuro e ocorrem de forma padronizada com regras estabelecidas pela B3 (Bolsa de Valores Brasileira). Desse modo, eles são classificados como um tipo de contrato de derivativo.

    O contrato futuro pode ser utilizados para diversas estratégias, entre elas: hedge (proteção), especulação e arbitragem. Além disso, também servem para fazer a gestão do risco da carteira de investimento ou realizar operações estruturadas.

    Principais contratos futuros negociados na B3

    Os principais contratos futuros negociados no mercado brasileiro são:

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como funciona o contrato futuro?

    Na prática, um produtor rural pode o garantir o preço da saca de uma commoditie e se proteger (hedge) através dos contratos futuros. Ou seja, um empresário do ramo cafeeiro pode assegurar os custos da produção por meio do contrato futuro de café, e travar um preço para uma data posterior, neste caso, para o momento da colheita ou da comercialização da commoditie.

    Assim, se um produtor rural negociar um contrato futuro de café a um preço X, e por algum motivo no momento das vendas a commoditie esteja sendo negociada por um valor abaixo de X, o empresário se protege de eventuais perdas ou pelo menos, consegue cobrir os custos de produção.

    Afinal, é impossível saber o valor exato que uma commoditie será sendo negociada em uma data futura. Desse modo, o contrato futuro pode ser vantajoso para quem deseja realizar estratégias como de proteção (hedge).

    Além disso, os contratos futuros podem ser utilizados para diversas finalidades como:

    • Diversificação;
    • Proteção (Hedge);
    • Liquidez;
    • Alavancagem.

    Cabe ressaltar que, a liquidação dos contratos futuros podem ocorrer na forma financeira ou física. Contudo, é pouco comum que os contratos futuros tenham uma liquidação física. Ou seja, em geral, a liquidação financeira é mais recorrente.

    Vencimento do contratos futuro

    Os contratos futuros possuem uma data de vencimento que marca fim das negociações do ativo objeto. Assim, neste momento, as partem envolvidas (comprador e vendedor) precisam arcar com acordo, seja com lucro ou prejuízo.

    Dessa maneira, os meses de vencimento dos contratos podem variar de acordo com as características técnicas de cada ativo. Isto é, existem contratos que são negociados bimestralmente, por exemplo, como é o caso dos índices futuros (contrato ”cheio” e mini índice).

    Entretanto a lista geral com todos os códigos e vencimento dos contratos futuro são:

    VencimentoCódigoVencimentoCódigo
    JaneiroFJulhoN
    FevereiroGAgostoQ
    MarçoHSetembroU
    AbrilJOutubroV
    MaioKNovembroX
    JunhoMDezembroZ

    Além disso, no mercado futuro os contratos são ajustados diariamente. Desse modo, é possível acompanhar a cotação atual e comparar com o valor negociado.

    Vale a pena investir em contrato futuro?

    Os contratos futuros podem parecer complicados principalmente para o investidor iniciante. Assim, possuem algumas características específicas que precisam ser consideradas antes de investir.

    A principal desvantagem dos contratos futuros é o alto risco da operação. Em geral, é utilizado por quem pratica day trade ou swing trade.

    Além disso, para investir em contrato futuro normalmente é necessário ter uma margem de garantia, que como o próprio nome diz, garante que a operação será honrada na data de vencimento.

    Assim, o investidor precisa ficar atento ao investir em ativos de alto risco.

    Se você tem alguma dúvida sobre contrato futuro deixe abaixo nos comentários.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *