Acesso Rápido

    Altcoins: o que são? Entenda se vale a pena investir nessa criptomoeda

    Altcoins: o que são? Entenda se vale a pena investir nessa criptomoeda

    Diversos investidores tem buscando alternativas de investimento como estratégia de diversificação, entre elas nas criptomoedas como os altcoin.

    Entretanto, é importante entender como funcionam os altcoins e se vale a pena investir. Afinal, em geral, investidores arrojados que costumam aplicar recursos nessa modalidade.

    O que são altcoins?

    Altcoins são criptomoedas alternativas ao Bitcoin. Ou seja, toda moeda digital é uma Altcoin, exceto o próprio Bitcoin.

    Existem no mercado diversos tipos de altcoins, sendo alguns baseados em mineração, outros em token de segurança, stablecoin e tokens de utilidade.

    Como funcionam os altcoins?

    Tudo começou com o surgimento de um grupo na internet chamado Cyberpunks que procurava uma forma de criar um modelo de moeda alternativa ao sistema monetário atual.

    Assim, alguns eventos aconteceram e modelos começaram a ser desenhados, se destacando o Bitcoin que possui qualidade em suas transações financeiras.

    Algum tempo após o surgimento do Bitcoin, nasceu a Namecoin que foi a primeira proposta substituta ao Bitcoin. Depois dela, vieram outras.

    Um altcoin possui sempre uma proposta diferente do Bitcoin, embora algumas usem o ”protocolo de confiança” conhecido como blockchain que é a mesma tecnologia usada pelo Bitcoin.

    Cada altcoin possui o seu próprio funcionamento, sendo que algumas podem usar um sistema completamente diferente do blockchain, enquanto outras usam essa mesma tecnologia.

    Quais as vantagens e os riscos dos altcoins?

    Qualquer criptomoeda que não seja um bitcoin é uma altcoin. Dessa forma, a proposta em ser uma alternativa ao bitcoin, precisa que exista alguma diferença entre ela e o BTC.

    Alguns tipos de altcoins são baseadas em tecnologias diferentes dos bitcoins, como as stablecoins. Cada uma delas possui as suas próprias propostas.

    A principal vantagem da altcoin é que ela se mostra uma substituta ao bitcoin podendo ser negociada a um preço menor, ou oferecer uma perspectiva de ganho futuro maior.

    Algumas stablecoins trazem inclusive a vantagem de serem pareadas a uma moeda forte como o dólar, por exemplo. Esse é um tipo de altcoin que traz mais segurança para o investidor.

    Apesar das vantagens é preciso atentar-se ao risco desse tipo de investimento. Afinal, a ausência de regulação e critério podem comprometer a liquidez do investimento.

    Como comprar altcoins?

    As altcoins podem ser adquiridas pelo modelo p2p que é a compra direta feita entre dois usuários, ou então podem ser feitas através de uma Exchange.

    Essas exchange dispõem de diversas criptomoedas que o investidor pode comprar e vender. Ou seja, elas fazem a intermediação do mercado.

    Para efetuar a compra é preciso abrir uma conta na exchange, por isso é importante tomar algumas precauções para saber se a corretora realmente é de confiança.

    Uma vez escolhida a Exchange, é necessário fazer um depósito e comprar a quantidade necessária de altcoin na cotação do dia.

    Foi possível entender o que são altcoins? Deixe então seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *