Acesso Rápido

    Agro Broker: entenda o que é e qual a sua área de atuação

    Agro Broker: entenda o que é e qual a sua área de atuação

    No mercado financeiro existem diversos tipos de profissionais que atuam para fazer a conexão entre compradores e vendedores, um deles é o Agro Broker.

    Nesse sentido, o Agro Broker é o profissional que normalmente possui um amplo conhecimento sobre o agronegócio ajudando compradores e vendedores a se conectarem na Bolsa de Valores.

    O que é Agro Broker?

    Agro Broker é o profissional responsável por intermediar o contato entre os agentes econômicos com a finalidade de negociar ativos agrícolas e pecuários no mercado de derivativos.

    Sendo assim, ele é o profissional que vai intermediar o contato entre a empresa e o cliente, baseado nas demandas do mercado em geral. Portanto, é o Broker quem vai criar as oportunidades de negócios para as empresas.

    Pode-se dizer inclusive que o Agro Broker nada mais é que o Broker do mercado tradicional, especializado no agronegócio, conectando quem quer vender e quem quer comprar derivativos agrícolas.

    Quais são as áreas de atuação desse profissional?

    A principal função do profissional Agro Broker é intermediar a compra e venda de qualquer ativo agrícola e pecuário no mercado de derivativos. Portanto, esse profissional costuma terceirizar departamentos de comércio exterior como importação e exportação, sendo que a sua atuação é bastante simples.

    Pois, após receber as ordens iniciais das empresas contratantes em relação aos objetivos e estimativas de lucro, ele vai lançar algumas ofertas de negociação na Bolsa de Valores.

    O Agro Broker no mercado financeiro pode atuar basicamente em três áreas. Uma delas é o mercado balcão onde a negociação é feita de maneira direta e imediata.

    Além do Mercado Balcão também existe o Mercado a termo, onde o derivativo é negociado normalmente, mas o produtor recebe antes de entregar o produto. 

    Cabe ao Agro Broker nesse caso, a responsabilidade de garantir que todas as exigências e garantias sejam cumpridas conforme o contrato estabelecido.

    Por fim, há também o Mercado Futuro, onde a negociação é feita de maneira similar aos anteriores, com a diferença de que o produto não é entregue imediatamente após o pagamento.

    A principal diferença do Mercado Futuro para o Mercado a Termo é que o primeiro passa pelo processo de ajuste diário ao passo que o segundo se encerra no ato da liquidação.

    Como se tornar um Agro Broker?

    Para se tornar um Agro Broker é preciso ter um amplo conhecimento sobre o agronegócio, além de experiência e atuação no mercado financeiro.

    No entanto, não é preciso ter nenhuma formação acadêmica específica, mas é preciso possuir certificados específicos.

    Um deles é o PQO (Programa de Qualificação Operacional). Esse certificado é necessário tanto para empresas quanto por profissionais individuais que querem atuar na B3.

    Foi possível entender o que é o Agro Broker? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *