Acesso Rápido

    PQO: entenda o que é o Programa de Qualificação Profissional

    PQO: entenda o que é o Programa de Qualificação Profissional

    O mercado brasileiro vem passando por uma série de inovações e melhorias em seu contexto institucional. Nesse sentido, uma das iniciativas é a promoção do chamado PQO, ou Programa de Qualificação Profissional.

    Criado pela B3, o PQO é uma medida que visa estabelecer um parâmetro minimo de qualidade e formação para os profissionais que atuam no mercado, beneficiando tanto as empresas quanto os seus clientes e investidores.

    O que é o PQO (Programa de Qualificação Profissional)?

    Conhecido como PQO, o Programa de Qualificação Operacional, é uma forma de avaliação e qualificação para as instituições e profissionais que atuam no mercado financeiro. O projeto faz parte dos esforços feitos pela B3 para melhorar o nível de atendimento e operação do mercado financeiro brasileiro.

    Dessa forma, pode-se dizer que o intuito principal do PQO é aperfeiçoar e elevar o padrão de funcionamento do sistema financeiro do país. O Programa de Qualificação Operacional está presente em mais de 120 instituições financeiras. Além disso, o programa já certificou mais de  12.000 profissionais do mercado.

    Por que o PQO foi criado?

    O Programa de Qualificação Operacional foi criado em 2006 e foi uma maneira da BM&FBovespa criar uma parametrização do mercado voltada para instituições. Além disso, o aperfeiçoamento tem contribuído para as instituições assegurarem um alto padrão.]

    Logo, o PQO é uma forma da B3 avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelas corretoras de valores e instituições financeiras que atuam nos mercados administrados pela Bolsa de Valores. Para isso, a B3 distribui um selo, chamado de selo PQO, para as instituições que cumprem os requisitos mínimos de qualidade em determinada área.

    Dessa forma, essa indicação também serve para sinalizar ao mercado a integridade e a qualidade de funcionamento daquela instituição financeira.

    Para entender melhor como funciona esse mercado, confira gratuitamente o nosso ebook Comece a Investir na Bolsa e saiba tudo sobre o dia a dia na na Bolsa de Valores brasileira.

    Certificação PQO

    Um dos pilares principais do PQO é a certificação dos profissionais que trabalham nas mais diversas áreas do mercado financeiro. Para conceder essa certificação, é feita uma prova para atestar se os profissionais têm conhecimento para atuar nas áreas que são de atividade da B3.

    O teste é feito em diversas capitais do país durante o ano. O exame é formado por 60 questões e outras 30 de múltipla escolha. A prova pode ser feita presencialmente ou de modo eletrônico.

    Para obter o certificado é preciso acertar, pelo menos, 60% das questões.

    A certificação PQO é obrigatória para profissionais que vão atuar nas áreas de:

    • Compliance;
    • Comercial;
    • Operações;
    • Risco;
    • Custódia;
    • Back Office;
    • Liquidação;
    • Registro e Cadastro de Clientes.

    O resultado do exame PQO é válido por cinco anos, desde 2011. A Bolsa de Valores considera irregular qualquer profissional que atue sem a certificação ou com o exame vencido.

    O profissional que for pego trabalhando irregularmente pode ser punido pela instituição. A validade de cinco ano também serve para atualizar os profissionais e reciclar conhecimentos do mercado financeiro.

    Importância do da certificação PQO

    A certificação garante que os profissionais possam atuar em segmentos específicos e consigam atender melhor os serviços prestados pelas corretoras de valores e bancos. Outro ponto positivo é que os clientes têm profissionais mais capacitados e atualizados para gerir seus investimentos.

    A certificação PQO têm, desde 2006, contribuído para a evolução dos índices de qualidade do mercado financeiro. Isso porque o programa contribui para qualificação profissional e de todo o sistema financeiro.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    6 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Cosme Massena 24 de julho de 2019

      Realmente o programa ´deveria ser mais conhecido.

      Responder
    • Thiago Vieira 4 de junho de 2020

      Qual o custo para realização da prova para certificação?

      Responder
      • Gabriel Foglieni 4 de junho de 2020

        R$ 278,00

        Responder
    • Natalie Rosado 7 de julho de 2020

      Onde posso realizar a certificação?

      Responder
      • Suno Research 7 de julho de 2020

        Boa tarde
        Sugerimos que procure a B3 para maiores informações.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Gabryel 21 de outubro de 2020

      Qual dessas certificações PQO possui melhor sinergia com a CEA?

      Obrigado.

      Responder