Jack Dorsey Jack Dorsey

Jack Dorsey

Perfil de Jack Dorsey
Idade 47
Nome Completo Jack Patrick Dorsey
Nascimento 19/11/1976
Local de Nascimento St. Louis, Estados Unidos
Nacionalidade Estadunidense
Ocupação Ex-CEO do Twitter
Fortuna US$ 12,5 bilhões (2021)
Conhecido Como Jack Dorsey
Estado Civil Solteiro
Site Oficial https://twitter.com/
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Jack Dorsey

Quem é Jack Dorsey

Jack Dorsey foi CEO e um dos fundadores do Twitter, uma das redes sociais mais populares do mundo. Jack também é presidente-executivo da Square Inc., outra empresa voltada ao mundo digital.

Segundo o ranking de bilionários da Forbes, Jack Dorsey possui uma fortuna estimada de mais de US$ 12,5 bilhões, sendo considerado uma das pessoas mais ricas do mundo.

Aproveitando o rápido crescimento do mercado ligado à internet no início do século XXI, Jack Dorsey soube onde investir dinheiro e aproveitou o contexto da época, de modo a se tornar uma das pessoas mais ricas do mundo.

Biografia de Jack Dorsey

Jack Dorsey
Foto: Reprodução/YouTube

Jack Patrick Dorsey nasceu no dia 19 de novembro de 1976, na cidade de St. Louis, no Missouri, Estados Unidos.

Desde jovem, o menino se interessava por softwares. Aos 14 anos de idade, desenvolveu um programa de logística para taxistas.

Em 1995, ele ingressou na University of Missouri-Rolla. Dois anos mais tarde, decidiu se transferir à New York University.

A formação de Jack Dorsey na New York University foi interrompida um semestre antes de sua conclusão. O próprio Dorsey foi quem decidiu tomar a decisão.

O principal motivo foi sua vontade em se dedicar completamente a um novo projeto: em 2000, ele se mudou para Califórnia com objetivo de dar seguimento a suas ideias.

Em sua nova cidade, ele investiu na criação de um programa de computador que facilitava a comunicação e logística nos serviços de entregas dos correios, nos alertas aos taxistas e nas chamadas de emergência.

ANIVERSARIO SUNO 7 ANOS

A experiência de usar softwares que facilitavam comunicações diretas, mais alguns modelos de redes sociais que estavam surgindo foram gatilhos para que ele tivesse a ideia de criar uma mídia formada por mensagens curtas e diretas.

Jack Dorsey é o criador do Twitter: em 2006, em companhia de Noah Glass, Biz Stone e Evan Williams, fundou a plataforma. Durante os anos de 2006 e 2008, o Twitter teve Jack como CEO.

Porém, alguns acionistas alegavam que ele não se dedicava totalmente ao negócio, o que fez com que o empresário fosse substituído por Williams no cargo. Dorsey se tornou presidente do conselho de administração na ocasião.

Jack ficou afastado do dia a dia da rede social por quase três anos. Em 2011, ele retornou ao grupo. Quatro anos mais tarde voltou a ocupar o cargo de CEO da multinacional. O executivo também é fundador e acionista da Square Inc.

Em 29 de novembro de 2021 ele anunciou que iria deixar o cargo de presidente-executivo da companhia.

Jack Dorsey e o Twitter

Jack Dorsey
Foto: Reprodução/YouTube

Em 2000, se mudou para cidade de Oakland, estado da Califórnia. Lá ele deu seguimento à projetos pessoais.

Inspirado pelos sistemas de troca de informações existentes no LiveJournal e no AOL Instant Messenger, além dos resultados de seu trabalho, ele teve a ideia de criar o Twitter: o objetivo era lançar um canal na internet de mensagens instantâneas.

Aproveitando o público do site Odeo e o aporte financeiro de Evan Williams, que havia deixado o Google, o Twitter foi lançado em março de 2006, na cidade de San Francisco, crescendo de forma acelerada.

O crescimento do Twitter colocou em xeque as motivações de Jack, uma vez que o fundador era acusado de dividir seu tempo de serviço na mídia com outras tarefas.

Entres idas e vindas, Dorsey assumiu a posição de presidente executivo em 2011. Dick Castolo virou CEO no lugar de Williams.

Após quase sete anos afastados da função, em 2015, Jack voltou ao posto de CEO do Twitter. No período, a plataforma vivia com a quede expressiva de interatividade dos seus usuários.

Para reverter tal cenário, o executivo implementou uma série de mudanças na rede, incluindo o número de caracteres permitido por mensagem, além da modernização do layout da plataforma.

Com o tempo, o Twitter voltou a aumentar sua relevância no cenário internacional. Diversos políticos, jornalistas e influenciadores usam a plataforma como forma de interagir de forma mais próxima com seus usuários e divulgar mensagens mais rapidamente.

O Twitter foi usado como plataforma de campanha dos dois candidatos à presidência dos Estados Unidos em 2016: Donald Trump e Hillary Clinton. Assim como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, Dorsey precisou esclarecer acusações sobre fakenews diante do congresso.

Com fama de reservado e discreto, Jack Dorsey é um dos empresários mais respeitados da área. E um dos executivos que melhor soube como investir em bons ativos no mundo virtual.

Ler mais

Perfis Relacionados a Jack Dorsey

Compartilhe sua opinião