Evan Williams Evan Williams

Evan Williams

Perfil de Evan Williams
Nome Completo Evan Clark Williams
Nascimento 31/03/1972
Local de Nascimento Clarks, Nebraska, Estados Unidos
Filhos Nenhum
Nacionalidade Estadunidense
Ocupação Empreendedor
Fortuna US$ 2,6 bilhões (2021)
Conhecido Como Evan Williams
Estado Civil Casado
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Evan Williams

Quem é Evan Williams?

Evan Williams é um empreendedor americano conhecido por ser o co-fundador de várias empresas de tecnologia como Twitter, Blogger e Medium. Ele ficou bastante associado às marcas pelo qual é responsável, principalmente o Twitter.

Conforme o ranking de bilionários da Forbes, Evan Williams tem um patrimônio avaliado em US$ 2,6 bilhões, sendo uma das pessoas mais ricas do mundo. Conhecido por ser um dos maiores empreendedores de internet, Evan cresceu em uma fazenda.

Mas o que transformou de fato sua vida foi a tecnologia, mudando a forma das plataformas digitais como as conhecemos hoje e desenvolvendo um negócio rentável.

Biografia de Evan Williams

Evan Williams
Foto: Divulgação/TechCrunch50

Evan Clark Williams nasceu em 31 de março de 1972, em Clarks, Nebraska, Estados Unidos. Ele foi o terceiro filho de Laurie Howe e Monte Williams. Ele foi criado em uma fazenda, e por lá ele auxiliava seus em afazeres como, por exemplo, na irrigação das plantações em alguns determinados momentos.

Posteriormente, Evan Williams ingressou University of Nebraska. Ele foi nessa faculdade durante cerca de um ano e meio. No entanto, ele acabou deixando a universidade um tempo depois para trabalhar. Ele acabou trabalhando em diversos empregos que tinham ligação com tecnologia.

No entanto, as empresas que Williams trabalhava no começo ainda eram iniciantes. Ele então passou por diversas cidades nos EUA, antes de retornar para a fazenda onde foi criado.

Apesar disso, em 1996 ele se mudou para a Califórnia para trabalhar na O’Reilly Media. A O’Reilly Media era uma editora de tecnologia da época. Ele também trabalhou de “freelancer” para empresas conhecidas como Intel e Hewlett-Packard.

Empresas de Evan Williams

A primeira empresa que Evan Williams fundou foi a Pyra Labs. Essa empresa era no segmento de software de gerenciamento de projetos e foi fundada por Williams junto com Meg Hourihan. Além disso, ele acabou criando a Blogger, nome este que disseminou o termo “blog”, que conhecemos hoje.

Assim, a Blogger se tornou uma plataforma bastante conhecida e servia tanto para a criação como para gerenciar blogs. Mas ela acabou sendo vendida ao Google em 2003. Nesse mesmo ano, foi então que Evan Williams teve o primeiro reconhecimento importante em sua carreira.

Na ocasião, ele foi considerado como um dos 100 mais inovadores do mundo abaixo dos 35 anos. Nesse sentido, se tratava da premiação do MIT Technology Review TR100. Mas no ano seguinte, ele acabou deixando a Google e fundou uma empresa de podcast, a Odeo.

Mas como um bom empreendedor, Williams não parou por aí. Em 2006 ele fundou junto com Biz Stone e outros participantes a Obvious Corporation. A Obvious Ventures foi uma importante empresa para aquisições de outros empreendimentos.

No ano de 2007, ele vendeu a empresa Odeo para a Sonic Mountain. Já a famosa plataforma Medium veio a ser criada por ele apenas em 2012. Já em 2013, Williams se apresentou no Festival XOXO de 2013 em Portland, Oregon.

A criação do Twitter

Evan Williams
Foto: Joi Ito

Antes mesmo da criação da Medium, que foi um outro empreendimento de Evan Williams, ele criou a plataforma que lhe traria de vez os resultados que ele possui atualmente. O Twitter foi lançado em abril de 2007. Nesse período, Williams se tornou cofundador, membro do conselho e investidor da empresa.

Evan Williams se tornou CEO do Twitter em 2008. Nesse momento, Jack Dorsey deixou o cargo de CEO para Williams e foi para a presidência do conselho. O crescimento do Twitter foi grandioso, atingindo em 2013 cerca de 200 milhões de usuários. Mas no ano de 2010, o Twitter teve um novo CEO, que era Dick Costolo, substituto de Evan.

No ano de 2013, a Evan Williams divulgou a oferta pública inicial (IPO) na bolsa de valores. Já em 2017, ele vendeu 30% das ações do Twitter. Em 2019, ele não era mais membro do conselho do Twitter.

Por ser vegetariano, ele investiu na Beyond Meat, uma alternativa à base de carne vegetal, algo que ficou bastante conhecido também no meio da causa que ele participa.

O que você achou da história de vida de Evan Williams? Deixei nos comentários a parte que mais lhe chamou a atenção.

Ler mais

Perfis Relacionados a Evan Williams

Kevin Systrom
Empreendedores Kevin Systrom
Chris Sacca
Investidores Chris Sacca
Noah Glass
Empreendedores Noah Glass
Biz Stone
Empreendedores Biz Stone

Compartilhe sua opinião