Parag Agrawal Parag Agrawal

Parag Agrawal

Perfil de Parag Agrawal
Nome Completo Parag Agrawal
Nascimento 21 de maio de 1984
Local de Nascimento Ajmer, Índia
Filhos 1
Nacionalidade Indiano
Formação Ciência da computação e engenharia pelo IIT Bombay
Ocupação Empresário
Conhecido Como Parag Agrawal
Estado Civil Casado
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Parag Agrawal

Quem é Parag Agrawal?

Parag Agrawal é o novo CEO do Twitter, uma das maiores plataformas de rede social do mundo. A escolha por Agrawal ocorreu após a saída do co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, que deixou o cargo de CEO em 29 de novembro de 2021. Parag nasceu na Índia, e assumiu esse novo cargo com seus 37 anos.

Segundo as atribuições de seu novo cargo, Parag Agrawal é então responsável pela estratégia de tecnologia do Twitter e supervisão de aprendizado de máquina e inteligência artificial para equipes de consumo, receita e científicas.

Sendo assim, Parag Agrawal completou seus estudos no Atomic Energy Central School, sediada em Maharashtra, na Índia, e em 2005, ele obteve seu diploma em ciência da computação e engenharia, através do Indian Institute of Technology Bombay, onde entrou na  77ª colocação no exame de admissão.

A vida de Parag Agrawal

Após concluir parte de sua formação acadêmica na Índia, Parag Agrawal se mudou para os Estado Unidos em 2005. Foi por lá que ele se tornou doutor em Ciência da Computação na Universidade Stanford, e concluiu seus estudos em 2012.

Vale destacar que durante toda sua vida acadêmica, Agrawal foi considerado um exímio estudante. Nesse período, recebeu inclusive uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física em 2001 na Turquia.

Enquanto estudava na Universidade de Stanford, Parag Agrawal trabalhou na Microsoft Research em junho de 2006. Em junho de 2007, o indiano trabalhou no Yahoo! Pesquise, ficando na empresa por um período de 1 ano e 4 meses.

Após seu período no Yahoo, Agrawal voltou para a Microsoft, atuando como pesquisador na empresa por mais 4 meses. Após sua saída, o engenheiro de software atuou na AT&T Labs, no período de junho de 2010 a setembro de 2010.

Carreira profissional de Parag Agrawal

Em 2011, o indiano ingressou no Twitter, assumindo o cargo de engenheiro de software durante 6 anos. Em dezembro de 2019, o então CEO do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que Parag Agrawal  seria o responsável pelo Projeto Bluesky.

O Projeto Bluesky tratava-se de uma equipe independente de arquitetos, engenheiros e designers de código aberto. Assim, sua função era de se desenvolver um padrão aberto e descentralizado para a mídia social.

O objetivo principal do projeto era fazer um melhor controle sobre a rede social. Nesse caso, o controle seria em relação a assuntos que tenham abuso ou informações enganosas publicadas de forma erronea na plataforma.

Em outubro de 2018, o Twitter anunciou a nomeação de Parag Agrawal como diretor de tecnologia (CTO), permanecendo no cargo durante ​​4 anos. O principal trabalho do indiano como CTO se concentrava em aumentar a relevância dos tweets na linha do tempo da plataforma, conforme se utilizava de inteligência artificial.

Parag Agrawal, que foi anunciado como o novo CEO do Twitter do após a demissão surpresa de Jack Dorsey. Ao mesmo tempo, o Twitter indicou Parag para o conselho de diretores da empresa.

Dorsey falou com paixão sobre a ascensão de Parag Agrawal no Twitter em seu e-mail de demissão. “Parag começou como um engenheiro que se preocupava muito com nosso trabalho e agora ele é nosso CEO (eu tive uma experiência semelhante…ele se saiu melhor!) Isso por si só me deixa orgulhoso”, disse ele.

Remuneração de Parag Agrawal

Posteriormente, ao substituir Dorsey, Agrawal de 37 anos, se tornou o CEO mais jovem de uma empresa no S&P 500, nascendo pouco tempo depois do CEO da Meta (antigo Facebook), Mark Zuckerberg, também com 37 anos.

Em novembro de 2021, o Twitter, através de seu relatório, informou que o salário de Parag Agrawal seria cerca de US$ 1 milhão. Assim, por conta de seu novo cargo, e, além disso, receberia um total de US$ 12 milhões em ações da empresa.

Relação com sua família

Atualmente, o pai de Parag Agrawal é funcionário aposentado da Divisão de Tecnologia de Reabastecimento do Broadcast Audience Research Council (BARC), enquanto sua mãe foi professora de economia e gestão no Veermata Jijabai Technological Institute, em Bombaim.

O atual diretor executivo do Twitter é casado com Vineeta Agrawal desde 2016, e sua esposa é bacharel em biofísica pela Universidade de Stanford. Assim, ela é médica pela Harvard Medical School e doutora em biofísica pela Harvard University.

Vineeta Agrawal também é sócia geral da Andreessen Horowitz, uma empresa de capital de risco. Ou seja, ela é responsável pela gestão de investimentos em bioempresas, como produtos farmacêuticos, diagnósticos e saúde digital. Além disso, o casal tem um filho chamado Ansh, cujo nome possui origem indiana, que significa “uma parte” ou “porção”.

O que achou da trajetória de vida de Parag Agrawal? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

Ler mais

Compartilhe sua opinião