YDRO11: Itaú Asset lança ETF com exposição ao setor de hidrogênio

A Itaú Asset lançou mais um fundo de índice (ETF), ampliando seu portfólio. Dessa vez, a gestora anunciou a chegada do YDRO11, o primeiro ETF no Brasil com exposição ao setor de hidrogênio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O YDRO11 é um ETF de renda variável que replica da carteira S&P Kensho Hydrogen Economy, e visa acompanhar o desempenho de empresas especializadas na produção, armazenamento e transporte de hidrogênio.

A taxa de administração do novo ETF da Itaú Asset é de 0,50%, com tributação de 15% sobre o ganho de capital e exposição cambial. A aplicação mínima, por sua vez, corresponde ao valor de uma cota, que começa a ser negociada em R$ 50.

De acordo com a gestora, A performance acumulada pelo índice registra uma rentabilidade de 308% (em Reais) vs 239% do S&P500 (em Reais) no período de maio de 2017 até agosto de 2021.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

ETF YDRO11 oferece opção de alocação focada na cadeia do hidrogênio

Em nota, o Superintendente de estratégia beta e integração ESG da Itaú Asset, Renato Eid, afirma que “identificamos no YDRO11 uma oportunidade de oferecer aos nossos clientes e investidores uma opção de alocação focada na cadeia do Hidrogênio, tecnologia que irá auxiliar na redução das emissões de carbono. Em um momento em que a ocorrência de eventos climáticos extremos são uma realidade, a busca por tecnologias e fontes de energias renováveis como soluções para a descarbonização cresce e nesse contexto o Hidrogênio tem potencial de ser protagonista.”

“Nesse cenário, é importante poder oferecer essa oportunidade de alocação por meio de um ETF, veículo de investimento que se caracteriza pela democratização do acesso, transparência, e liquidez”, completa Eid.

O  hidrogênio pode apoiar de forma relevante a redução de emissão de carbono da economia global. Pode ser utilizado e armazenado de maneiras diferentes. Outro destaque do hidrogênio é sua habilidade de integração com outros sistemas de produção de energia limpa.

Esse não é o primeiro produto da Itaú Asset com teses de investimento direcionadas à cadeia de soluções em energias renováveis. A gestora também lançou o fundo Itaú Index ESG Energia Limpa e o ETF REVE11, que tem seu foco em empresas engajadas em uma transição verde.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Tags
Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião