Balanços da semana

‘Investir em dividendos ainda vale a pena’, diz XP

Mesmo após um ano de 2021 com retornos altos em ações pagadoras de dividendos, analistas da XP Investimentos apontam que o momento atual ainda é propício para esse tipo de ativo.

Veja o Morning Call desta quinta-feira (22/09)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo o levantamento da casa, calculando o desempenho baseado na variação do preço do papel e as distribuições de dividendos, ações como a Petrobras (PETR4) deram um retorno total de 286% nos últimos cinco anos.

No comparativo, a Taxa de Juros DI acumulada teve um retorno total de 33,8% no mesmo período.

“Acreditamos que investimentos em Bolsa continuam oferecendo boas oportunidades no cenário atual. Em particular, ações pagadoras de dividendos seguem sendo atrativas olhando para seus ganhos acumulados ao longo do tempo”, dizem os especialistas Fernando Ferreira, Jennie Li e Rebecca Nossig.

Retorno de ações pagadoras de dividendos - Foto: Reprodução/XP
Retorno de ações pagadoras de dividendos – Foto: Reprodução/XP

O cenário analisado, vale lembrar, contempla um período áureo para os dividendos da Petrobras, dado que a empresa soma um dividend yield (DY) de 53,4% segundo dados do Status Invest.

Ou seja, com ações cotadas a R$ 31,17, a Petrobras pagou R$ 16,5 por ação para cada acionista nos últimos 12 meses.

As outras empresas que constam no levantamento da XP, por sua vez, mostram yields menores do que a Petrobras, mas ainda altos no comparativo com o restante da bolsa.

A Copel (CPLE6) por exemplo, soma yield de 17%, ao passo que a BrasilAgro (AGRO3) soma 15%. O menor yield fica com a Engie (EGIE3), com 5,6%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Independente dos juros, ações seguem baratas

Os analistas da XP Investimentos também reafirmaram visão otimista com o cenário de ações brasileiras após a manutenção dos juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Para a casa, independente da taxa Selic se encontrar nos 13,75%, os múltiplos atuais do Ibovespa se encontram em patamar extremamente atrativo.

“Na nossa opinião, o Brasil continua com um desempenho superior relativo aos mercados globais em grande parte por conta dos níveis de valuation ainda bastante atrativos”, diz o relatório sobre o cenário de ações da bolsa de valores brasileira.

A XP destaca que o Preço/Lucro (P/L) projetado do Ibovespa se encontra em 6,2x – patamar que fica cerca de 44% abaixo da média dos últimos 15 anos, de 11,2x.

Além disso, a XP aponta que mesmo em um comparativo com investimentos em renda fixa as ações seguem atrativas. “As ações brasileiras continuam baratas mesmo considerando o alto nível das taxas juros locais”, dizem os especialistas.

Os estrategistas tomaram essa conclusão se embasando no fato de que o Prêmio de Risco entre ações e renda fixa encontra-se em atuais 10,2%, ante uma média histórica de 5,1%.

Veja as maiores pagadoras de dividendos do Ibovespa

Com recomendações de compra pela maior parte dos analistas, as ações da Petrobras figuram como as maiores pagadores de proventos do Ibovespa no momento atual.

Dados do Status Invest mostram que, além da estatal, a Bradespar (BRAP4), a Braskem (BRKM5) e a Gerdau Metalúrgica (GOAU4) pagam altos dividendos, com yields de 33%, 31% e 25%, respectivamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião