XP Inc. registra alta de 89% no lucro líquido do 1T20, para R$ 389 milhões

A XP Inc. (Nasdaq: XP) reportou nesta terça-feira (12) um lucro líquido de R$ 389 milhões do primeiro trimestre de 2020, aumento de 89% na comparação com o mesmo período do ano anterior ou 2% ante ao trimestre passado.

Conforme relatório, o lucro líquido registrado entre os meses de janeiro e março a companhia registrou um lucro líquido ajustado de R$ 415 milhões, equivalente a uma alta de 147% na comparação ano a ano. Os números, entretanto, correspondem a um recuo de 1% ante o trimestre anterior.

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“Nosso sólido desempenho operacional no primeiro trimestre de 2020, aliado ao importante marco de dois milhões de clientes ativos alcançados no final de março, nos dão confiança de que estamos seguindo na direção certa, mas ainda no começo de nossa jornada de longo prazo”, afirmou o CEO da XP, Guilherme Benchimol.

A margem líquida ajustada da XP apresentação expansão de 18% nos primeiros três meses de 2019 para o patamar de 23,9% no mesmo período deste ano. Segundo a empresa, os resultados refletiram o aumento na receita total e a uma queda na taxa de imposto consolidada.

Enquanto, a receita líquida da companhia atingiu a marca de R$ 1,735 bilhão, avançando 86% no período na comparação anual. Quando comparada ao trimestre anterior, a expansão foi de 3%.

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Por sua vez, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registrado pela XP apresentou um crescimento de 70% na comparação ano a ano, para R$ 567 milhões.

XP reporta alta no número de clientes e ativos sob custódia

Além disso, a XP apresentou um aumento de 58% no número de ativos sob custódia na comparação anual, para R$ 366 bilhões até 31 de março de 2020. O resultado, no entanto, representa uma queda de R$ 43 bilhões em relação ao trimestre anterior.

Conforme documento, os números estão associados a depreciação de R$ 58 bilhões do mercado, assim como pela saída pontual de R$ 21 bilhões de clientes.

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A XP ainda informou que o número de clientes ativos da companhia subiu 81% no primeiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, para 2 milhões. No ano anterior, a empresa reportou 1,1 milhões ao final de março.

O aumento foi impulsionada pela expansão dos canais direto e B2B (Business to Business), bem como das marcas de varejo da XP, em especial a Clear com o crescimento do número de investidores na bolsa de valores de São Paulo (B3).

Arthur Guimarães

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