Westwing (WEST3) abre em queda de 6% em estreia na B3

A Westwing (WEST3) faz sua estreia na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta quinta-feira (11). A companhia, loja on-line de decoração residencial, realizou uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que levantou R$ 1,16 bilhão.

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Por volta das 10h22, após um período em leilão, os papéis da Westwing registravam uma baixa de 6,13%, para R$ 12,20. A empresa havia precificado suas ações a R$ 13, perto do limite da faixa indicativa. A companhia foi listada no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da Bolsa brasileira.

Esse é o quinto IPO na B3 nesta semana, o nono no mês. A abertura de capital da Westwing ocorre em um momento de alta demanda por papéis de empresas ligadas ao e-commerce e com proximidade da tecnologia, como foram os casos de Mosaico (MOSI3) e Bemobi (BMOB3).

A operação consiste na venda de 89,3 milhões de ações, sendo 66,2 milhões da oferta base, 13,1 milhões de um lote adicional e 10 milhões de um lote suplementar. Houve demanda para toda a capacidade ofertante da companhia.

Os atuais acionistas ficarão com 65% do levantado na operação, através da oferta secundária de ações. Segundo o prospecto do IPO enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Westwing visa utilizar os recursos levantados na oferta primária, cerca de R$ 406 milhões, da seguinte forma:

  • Expansão do mercado endereçável (29%);
  • Investimento em marketing (26%);
  • Investimento em tecnologia (24%);
  • Aumento do número de marcas próprias (13%);
  • Melhora dos serviços de logística (8%).

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Sobre a Westwing

A companhia é uma subsidiária de uma multinacional alemã de mesmo nome, criada há 10 anos. Ainda em 2011, a empresa chegou ao Brasil. Em 2018, executivos nacionais assumiram o controle da empresa com ajuda do fundo de private equity Axxon Group.

A Westwing diz ter cerca de 8,8 milhões de usuários cadastrados e que, entre julho e setembro de 2020, aproximadamente 728 mil visitantes únicos mensais acessaram sua página na internet. Atualmente, a empresa possui três modelos de negócio:

  • Westwing Club;
  • Westwing Now;
  • Galerias.

Algumas das vantagens competitivas da empresa, apontadas no prospecto preliminar, são mercado com alto potencial de expansão, alto engajamento em sua plataforma digital e tecnologia totalmente própria.

Entre janeiro e setembro do ano passado, o volume de vendas da empresa foi de R$ 270,3 milhões, avanço de 95% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto a receita líquida cresceu 80,2% na mesma base comparativa, para R$ 167,86 milhões, a Westwing registrou um prejuízo de R$ 1 milhão nos nove primeiros meses de 2020.

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Jader Lazarini

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