Westwing (WEST3) cancela aquisição da agência de viagens Zarpo

A Westwing (WEST3) anunciou nesta terça-feira (14) que não fará a aquisição de 100% do capital social da Zarpo Viagens. De acordo com a companhia, a operação não foi concluída por falta de consenso entre as partes em relação a pontos  negociais e de governança.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A Westwing havia anunciado a transação no final de setembro deste ano.

Em fato relevante divulgado na época, a Westwing afirmava que a aquisição fazia parte da estratégia de expansão em novas categorias, alinhadas com a missão da companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Queremos crescer muito, chegar a cada uma das pessoas nos mercados nos quais operamos. Mas, ao mesmo tempo, queremos personalizar a plataforma para ela se tornar mais relevante para cada um na sua individualidade”, disse Andres Mutschler, diretor-presidente (CEO) da companhia, durante o período de abertura da oferta pública inicial de ações (IPO).

Por meio dessa estratégia, a empresa pretende continuar a jornada de expansão de mercado endereçável que permite conquistar novos clientes com sinergias comerciais entre as plataformas e servir melhor a base de mais de 9 milhões de usuários cadastrados na Westwing.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A Zarpo, com 10 anos de experiência no mercado e mais de 6 milhões de clientes cadastrados em sua plataforma, trabalha com em parceria com hotéis, resorts, pousadas e companhias aéreas.

Westwing buscava novos sócios em agosto

Em agosto, a Westwing (WEST3) dizia que estava no mercado à procura de novos sócios. A empresa de móveis de decoração viu, na época, seu valor de mercado encolher 23,9% para R$ 1,08 bilhão desde sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês). As informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico. O jornal ouviu duas fontes que disseram que a Westwing esteve nos meses anteriores em contato com bancos e assessores para uma aproximação com outras varejistas que poderiam ter alguma sinergia com a operação. Segundo as fontes, a companhia conversou com a Renner (LREN3), controladora da Camicado, e a Riachuelo, dona da Casa Riachuelo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Os sócios da Westwing entendiam que a companhia ganharia tração mais rapidamente dentro de uma operação maior e complementar, com criação de sinergias operacionais. Em maio deste ano, haviam especulações sobre um possível acordo, o que chegou a alavancar o preço do papel por dias, chegando a encerrar três pregões com uma valorização de 20%.

Cotação de WEST3

As ações da Westwing operam em queda de 9,36% nesta terça. Os ativos WEST3 estavam cotados a R$ 3,39 por volta do 12h34.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião