Walmart: e-commerce impulsiona alta de 80% no lucro líquido do 1º tri

O lucro líquido do Walmart no primeiro trimestre de 2019 foi de US$ 3,84 bilhões. Dessa forma, o resultado representa uma alta de 80% em relação ao mesmo período do ano anterior. O balanço da varejista foi divulgado nesta quinta-feira (16).

De acordo com o Walmart, o setor de e-commerce foi o principal responsável pelo salto no lucro. Isso porque o segmento cresceu 37% na comparação anual. Os principais destaques foram para:

  • itens de mercearia;
  • vestuário;
  • produtos para casa.

A varejista declarou estar satisfeita principalmente com os resultados das vendas comparáveis e do e-commerce. “Estamos mudando para permitir mais inovação, produtividade e velocidade, e estamos vendo isso em nossos resultados. Estamos especialmente satisfeitos com a combinação de crescimento de vendas comparável de lojas e e-commerce nos EUA”, afirmou o CEO Doug McMillon em comunicado.

Saiba Mais: Walmart encerra vendas online no Brasil e demite 70 funcionários

Entretanto, o lucro operacional do Walmart apresentou um recuo de 4,1%, o que representa US$ 4,9 bilhões no trimestre. Já a receita da varejista avançou apenas 1%. Dessa forma, o valor atingido foi de US$ 123,9 bilhões. No mesmo período em 2018, esse número era de US$ 122,6 bilhões. Enquanto isso, a receita operacional caiu 4,1% na mesma comparação, o que representa US$ 4,945 bilhões no período.

Walmart cancela vendas online

Ainda nesta semana, o Walmart informou que encerrou as vendas online no Brasil. Sendo assim, a varejista fechou o site e demitiu 70 dos 90 funcionários. Dessa forma, foram mantidos 20 colaboradores por conta do atendimento e suporte às vendas já realizadas. Segundo a companhia, o motivo do encerramento foi o baixo número de vendas.

Saiba Mais: Walmart anuncia entrega em um dia nos EUA para concorrer com Amazon

Apesar do cancelamento, a varejista declarou que fará uma reformulação da estratégia digital. “O Walmart Brasil anuncia os primeiros passos na reformulação na sua estratégia digital. Inicialmente, será descontinuada a operação de marketplace, que hoje representa uma parcela mínima das vendas totais da companhia”, informou.

Saiba Mais: Walmart registra lucro de US$ 3,69 bi no trimestre, uma alta de 69,5%

O site do Walmart no Brasil não realizava venda de produtos próprios desde 2017. Sendo assim, desde essa época, a varejista opera no País apenas como marketplace. Ou seja, o site servia para vender produtos de outros comerciantes. Segundo a empresa, o foco agora está no mercado de atacado, clube de compras e varejo físico.

Em contrapartida, nos Estados Unidos, a companhia anunciou um novo serviço. Assim, o Walmart começará a fazer entregas em apenas um dia. O novo sistema foi lançado principalmente para concorrer com a rival Amazon. Isso porque o site lançou um serviço parecido, em que clientes Prime recebem as encomendas apenas um dia após a compra.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião