Vivara (VIVA3): Nelson Kaufman retorna ao comando da empresa após 13 anos

O conselho de administração da Vivara (VIVA3), maior joalheria da América Latina, elegeu Nelson Kaufman, fundador e maior acionista da companhia, como novo diretor-presidente da empresa. Ele retorna ao comando da varejista 13 anos após ter renunciado ao cargo de CEO.

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“Kaufman fundou a Vivara na década de 60 e se destacou por capitanear o ciclo de expansão e desenvolvimento do modelo de negócios vencedor em que a companhia opera […] Agora, o empresário retoma ao comando da companhia, com o propósito de dar continuidade aos caminhos que a Vivara tem trilhado desde 2019, com o IPO, além de resgatar e solidificar as bases que trouxeram a empresa até aqui”, disse a Vivara.

O executivo assume o cargo de CEO da Vivara após a renúncia de Paulo Kruglensky, que trabalha no grupo há 17 anos. Nos últimos três anos, Kruglensky atuou como diretor-presidente, e deixa o cargo para dedicar-se a outros projetos pessoais.

A decisão foi tomada de comum acordo entre a companhia e o executivo, que seguirá como membro independente do grupo de acionistas de referência da Vivara.

“Não se descarta uma reação negativa aos papéis, uma vez que não se esperava mudanças no management da companhia no curto prazo, em meio aos resultados mais fortes dos últimos trimestres. A Vivara ainda detém plano agressivo de internacionalização e expansão de marcas, o que pode trazer preocupações adicionais com estratégia de alocação de capital entre as lojas Life e Vivara no Brasil”, comentou a equipe da Ajax Asset Management.

Cotação VIVA3

Gráfico gerado em: 18/03/2024
5 Dias

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Vivara (VIVA3) registra recorde de vendas em 2023: R$ 2,8 bi, alta anual de 21,6%; veja o que impactou o resultado

A Vivara atingiu um novo recorde de vendas em 2023, totalizando R$ 2,8 bilhões no período, uma alta de 21,6% em relação ao ano anterior, impactada pela Black Friday e Natal, duas datas vitais para o varejo nacional. Os números foram apresentados na prévia operacional divulgada em janeiro.

A companhia informou que as vendas na Black Friday, compreendidas entre os dias 13 e 27 de novembro, cresceram 31,2% na base anual.

As vendas da Vivara no Natal, por sua vez, de 1º a 24 de dezembro, totalizaram R$ 440 milhões, número 20,3% maior que o visto no mesmo intervalo de 2022. O destaque foi para as regiões Nordeste e Centro-Oeste, que apresentaram uma expansão de 25% de vendas no período

Ainda segundo o documento, o aumento das vendas da Vivara reflete a expansão de itens vendidos, responsáveis por 65% do crescimento registrado, a criação de oito novas coleções e a antecipação do abastecimento das lojas, que potencializou a venda dos produtos das novas coleções durante o período.

“O Natal garantiu à joalheria um mix de vendas diversificado em que 45,3% foram das marcas Life, 40,8% de joias e 11,8% de relógios”, diz a companhia.

Por categoria, do total vendido no ano passado, o maior volume de vendas foi das lojas Físicas, de R$ 2,33 bilhões, enquanto as lojas Vivara somaram R$ 1,36 bilhão. As lojas Life, voltadas para o público de média renda, registraram R$ 1,01 bilhão. Na sequência, aparecem os segmentos de Relógios e Acessórios, que totalizaram R$ 337,14 milhões e R$ 53,4 milhões, respectivamente.

Assim como 2023, o último trimestre do ano da Vivara, o 4T23, apresentou um crescimento robusto das vendas. No período, o total vendido foi de R$ 1,01 bilhão, uma elevação de 24,2% na comparação anual, sendo R$ 834,17 milhões de lojas físicas, uma alta de 22,2% na mesma base de comparação.

Por produto, as lojas Vivara, de maior valor agregado e o carro chefe da Vivara, somou R$ 639,27 milhões no trimestre. As lojas Life, por sua vez, totalizaram R$ 183,83 milhões, valor 76,7% maior que o mesmo intervalo de 2022, enquanto as vendas digitais somaram R$ 177,85 milhões, alta de 34,5% na mesma base de comparação.

A única categoria da Vivara que teve queda no período foi a venda nos quiosques, que caiu 12,2% na base anual, para R$ R$ 11,06 milhões.

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Giovanni Porfírio Jacomino

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