Grana na conta

Vallourec é multada por MG em R$ 288 milhões após transbordamento

O governo de Minas Gerais divulgou nesta terça-feira, 11, que multou a empresa Vallourec em R$ 288 milhões pelos danos ambientais causados pelo transbordamento do dique da Mina Pau Branco, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com comunicado, a notificação enviada na segunda-feira para a empresa determina a suspensão imediata das atividades relacionadas à pilha Cachoeirinha e ao dique Lisa até que sejam apresentados documentos que garantam a estabilidade das estruturas.

“A empresa autuada tem 20 dias para efetuar o pagamento da multa ou apresentar defesa aos órgãos ambientais do Estado“, informou o governo estadual.

O superintendente de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Alexandre Leal, disse que a multa foi estabelecida no valor máximo permitido pela lei e que a empresa foi considerada reincidente, após ser multada em 2020 por descumprir envio de documentação de barragens de água.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Isso fez com que o valor da multa fosse dobrado”, disse o superintendente.

O documento lista impactos como a degradação da paisagem e fragmentação de habitats, poluição de corpos hídricos, além de impactos ambientais em duas unidades de conservação situadas no entorno do local do transbordamento.

Por conta das chuvas, as prefeituras de Minas Gerais (MG) estão alertando moradores da região para o “alto risco de rompimento” da Barragem do Carioca, no rio São João, dadas as chuvas intensas no Estado mineiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

As autoridades em Pará de Minas (MG), Pitangui (MG), Onça de Pitangui (MG), São João de Cima (MG), Casquilho de Baixo (MG), Casquilho de Cima (MG) e Conceição do Pará (MG) orientam os moradores a deixarem imediatamente suas casas.

Em vídeo que circula nas redes sociais, Maurício Azevedo, que faz parte da assessoria de imprensa da Prefeitura de Pará de Minas, ressalta o alerta para os moradores.

“É imprescindível que os moradores do entorno da barragem de carioca deixem suas casas imediatamente, pois existe o risco iminente de a barragem romper”, disse Maurício.

Posicionamento da Vallourec

A empresa Vallourec informou nesta terça-feira que está analisando o teor do auto de infração do governo de Minas Gerais. Segundo a empresa, o auto de infração foi recebido na segunda-feira e está sendo avaliado pelas áreas técnicas da companhia.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião