Vale (VALE3) pode se beneficiar das tarifas de Trump; entenda

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou na última quarta-feira (9) a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos Estados Unidos. A medida afeta diretamente algumas companhias exportadoras e empresas de setores como agronegócio e indústria de base. Por outro lado, há quem possa se beneficiar, como é o caso da Vale (VALE3). 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/07/trump-banner-desktop.webp

Como as tarifas do Trump impactam VALE3?

Segundo o analista CNPI da Suno, João Daronco, a mineradora não possui uma exposição significativa ao mercado norte-americano. “Se a gente for pegar Vale (VALE3), Petrobras, etc, essas empresas não têm um contato tão relevante assim com os Estados Unidos”, disse ele.

A principal parceira comercial da mineradora brasileira é a China. Em 2024, a Vale registrou US$ 18,5 bilhões em receita operacional líquida com negócios no país asiático, o que representou 49% do total da receita líquida da companhia no ano. Ao todo, foram embarcadas 187 milhões de toneladas de minério de ferro para o país oriental, o equivalente a 60% das vendas totais da commodity e 61% das receitas com minério.

A China também foi responsável por 13% da receita da Vale com níquel e cobre, dois dos metais classificados como estratégicos pela empresa para o futuro.

A menor exposição aos Estados Unidos, combinada com o fortalecimento do dólar, pode favorecer o desempenho das ações VALE3. “Vimos ao longo desse primeiro dia o dólar aumentando. Isso pode ser benéfico para algumas exportadoras, como a Vale, por exemplo”, explicou Daronco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/06/Artigos-e-Noticias-Banner-Materias-02-Desktop_-1420x240-1.png

Petrobras (PETR4) também se beneficia

A valorização do dólar frente ao real também pode gerar efeitos positivos sobre outras exportadoras brasileiras. Segundo Daronco, empresas como a Petrobras (PETR4) podem se beneficiar indiretamente desse movimento.

“Petrobras, da mesma forma, acaba por se beneficiar de certa maneira com um dólar um pouco mais forte”, disse o analista. Ele explica que a valorização da moeda norte-americana ocorre em um ambiente de maior incerteza, o que pode redirecionar fluxos estrangeiros e favorecer empresas com receitas em dólar.

“Esse movimento de busca por dólar, somado a um cenário de mais incerteza no Brasil, pode fazer com que o fluxo estrangeiro, que vinha muito forte ao longo do ano, a partir desse início de conversas de tarifas, talvez mude de direção. Com isso, o dólar pode se fortalecer e as exportadoras podem sair ganhando”, completou Daronco.

Diante desse cenário, analistas avaliam que pode haver um ambiente mais favorável para as ações da Vale, especialmente se o real continuar pressionado e a demanda chinesa seguir elevada.

É importante ressaltar que esta matéria não representa uma indicação de compra ou venda de VALE3.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/06/Artigos-e-Noticias-Banner-Materias-03-Desktop_-1420x240-1.png

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião